sábado, 30 de julho de 2016

ACIDENTE: Ônibus tomba e deixa mortos e feridos na Serra da Ibiapaba



Duas pessoas morreram e pelo menos 28 ficaram feridas em um acidente de ônibus em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, na tarde deste sábado, 30, de acordo com informações preliminares da Polícia Militar (PM). O veículo perdeu o controle após a curva do São Cristóvão e tombou na região conhecida como Ladeira da Lapa, saindo da rodovia.

Os feridos foram socorridos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Benedito e para os hospitais de Sobral. Conforme informações que circula pelo WhatsApp, o ônibus levava jogadores de futebol amador e familiares.



Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e pelo menos cinco ambulâncias estão no local do acidente. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionada.

2º acidente com ônibus

Na madrugada deste sábado, um veículo de passeio colidiu frontalmente com um ônibus na BR-116, no município de Milagres, interior do Ceará. Duas pessoas morreram e cinco se encontram gravemente feridas.

O Povo

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Anvisa proíbe venda de extrato e molho de tomate com pelo de roedor

Marcas Amorita, Aro, Elefante, Predilecta e Pomarola foram citadas.Decisão determina que fabricantes recolham produtos do mercado.

Do G1, em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e distribuição em todo o país de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Aro, Elefante e Predilecta e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.
Anvisa encontrou pelo de roedor em lote de quatro marcas de extratos de tomate e uma marca de molho de tomate (Foto: Reprodução/ Makro/ Cargill/ Predilecta)Anvisa encontrou pelo de roedor em lote de quatro marcas de extratos de tomate e uma marca de molho de tomate (Foto: Reprodução/ Makro/ Cargill/ Predilecta)
 
A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28). As fabricantes terão que recolher os produtos do mercado.A resolução nº 1.995 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Amorita, fabricado pela empresa Stella D'Oro, lote L 076 M2P, válido até 01/04/2017.

A resolução nº 1.996 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Predilecta lote 213 23IE, válido até 03/2017, e também do extrato de tomate da marca Aro, lote 002 M2P, válido até 05/2017. A Predilecta Alimentos é responsável pela fabricação dos produtos.

A resolução nº 1.997 proíbe a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos produtos.
As empresas
A Cargill informou que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e está trabalhando na adoção das medidas necessárias em decorrência de tal determinação. "A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários", informou. Segundo a empresa, os consumidores podem recorrer ao SAC pelo número 0800 648 0808 para esclarecer de dúvidas referentes aos produtos e lotes em questão.

A Predilecta Alimentos informou que "o caso se trata de notificação realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, acerca de lotes encontrado somente nessa região. A empresa mesmo não reconhece o defeito apontado, recolheu todos os produtos dos referidos lotes e tomou as providências que a legislação determina. O processo publicado no Diário da União está em fase de julgamento de recurso apresentado".

A empresa ressaltou que opera dentro dos padrões nacionais e internacionais de acordo com a legislação vigente e é auditada periodicamente por empresas e órgãos reconhecidos mundialmente. "O controle de qualidade está presente em todas as etapas, desde o cultivo da lavoura até a saída do produto pronto. Toda embalagem possui um código que permite rastrear todas as informações referentes ao produto, desde o cultivo, até o processamento na indústria. O alto grau de automação de todas as linhas de fabricação, associada ao emprego de práticas de fabricação certificadas internacionalmente, eliminam as possibilidades de contaminação dos produtos", informou a Predilecta Alimentos.

O Makro informou que "o processo de seleção de fornecedores para um produto de marca própria passa por um rígido controle de qualidade tanto na parte de auditorias em instalações fabris quanto em análises laboratoriais periódicas dos produtos, realizadas por empresas terceiras renomadas no mercado e contratadas diretamente pelo Makro".

Segundo a empresa, o produto extrato de tomate ARO será recolhido de todas as lojas Makro para análise e medidas cabíveis. Dúvidas referente ao produto e lote em questão, podem ser atendidas através do e-mail aro@makro.com.br.

Segundo a decisão, o Laboratório de Saúde Pública de Santa Catarina (LA-CEN-SC) foi o responsável pelas análises e detectou matéria estranha indicativa de risco à saúde humana.

Policiais Militares e Civis prendem acusado de realizar vários crimes de Roubo na região de Crateús

Amauri é suspeito de participação em vários crimes de roubo na região de Crateús



A prisão aconteceu nesta quinta-feira, 28/07, por volta das 17h10min, na Rua 13 de Maio, nº 1607, Bairro Fátima I, Crateús. 

Policiais Civis e Militares conseguiram localizar e prender o indivíduo AMAURI DE PAULA BRANDÃO, 34 anos, natural de Crateús, residente no local da prisão. 


Após receber denúncias anônimas de que neste endereço havia uma movimentação de pessoas em atitudes suspeitas, Policiais da FTA – CP 7251, 3º Sgt. Leite, 3º Sgt. Deiwes, Sds. Geivanio e Sérgio juntamente com os Policiais Civis,Delegado Regional Dr. Juliano Marcula, Inspetores Rodinei, Alexandre e Diego, efetuaram a prisão do acusado, e após uma vistoria no local, foram apreendidos: 01 pistola Taurus, calibre 380, nº 51041, com 14 munições intactas, 01 revólver Taurus, calibre 38, numeração raspada, com 06 cartuchos intactos, 50 gramas de cocaína, 03 aparelhos celulares de marca Samsung, 02 pares de coturno e 02 fardas camufladas padrão do Exército Brasileiro, e uma quantia de R$ 22.900,00 em dinheiro

 
O acusado e todo o material foram conduzidos a DRPC de Crateús, onde o mesmo foi prontamente reconhecido por testemunhas como sendo um dos autores de um roubo ocorrido nesta quinta-feira, por volta das 16h00, em um depósito de bebidas localizado na Rua Padre Macedo, (Crateús) onde a vítima foi o LUÍS CARLOS DE SOUSA, 29 anos, motorista do caminhão do Depósito SOUSA da cidade de Quiterianópolis, de propriedade do senhor CIVALDO.

A vítima chegava ao local, quando foi abordada por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta Bros preta,armados, que agiram com violência e tomaram de assalto a quantia de 27.000,00 mil reais.

A polícia acredita que este criminoso tenha participado do assalto contra o malote do Supermercado da Gente, da Casa Lotérica em Crateús e outro crime no distrito de Assis.

Com informações e fotos de Tony Sales
Redação do Blog. 

Qaudrilha explode agência bancária em Parambu


Um bando fortemente armado sitiou a cidade e em seguida explodiu a Agencia do Banco do Bradesco, situada na Rua Manoel Alexandre, centro de Parambu. O fato se deu por volta das 2h da madrugada, desta sexta feira, 29, quando a cidade foi acordada com barulho de tiros e fortes explosões. 

A ação durou aproximadamente 30 minutos, tempo suficiente para a quadrilha dinamitar os caixas da agencia, deixando para trás um cenário de guerra e destruição. Somente por volta das 2h40 os tiros e explosões cessaram e então a população pode sair às ruas para constatar o que havia acontecido.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar local, o bando sitiou a cidade e encurralou os policiais na Delegacia Municipal, atirando para o alto a todo o momento e evitando que houvesse qualquer tipo de reação por parte dos 7 policiais de plantão na cidade.

Segundo populares, a quadrilha era composta por pelo menos 10 homens que agiram em dois carros de características ainda não identificadas, possivelmente uma caminhonete e um carro de menor porte.As explosões foram tão fortes que chegaram a derrubar a parede da agencia onde estavam instalados os caixas eletrônicos. Com o impacto, um ponto comercial e uma residência ao lado chegaram a ser atingidos.

Após a pratica do assalto, o bando fugiu tomando uma rota de fuga possivelmente para a região serrana. A Polícia Militar está em diligencia e já acionou o reforço do COTAR e do 13° Batalhão de Polícia de Tauá.

Depois de muitos tiros e explosões, o que restou na agencia e em suas imediações foi o cenário de destruição total.




Repórter Abraão Barros

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Água de todos os açudes do Ceará está com qualidade comprometida

Açudes

A água armazenada em todos os açudes do Ceará está com a qualidade comprometida em algum nível. Segundo o último relatório de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a situação piorou em relação ao estudo anterior, feito no ano passado. Dos 111 reservatórios estudados, 13 têm implicações na qualidade, mas, na maioria dos casos, ficam em níveis aceitáveis. Outros 98 têm água com substâncias indesejáveis ou com comprometimento acentuado. Quarenta e dois açudes não puderam ser avaliados por impossibilidade técnica ou por estarem vazios.

A análise foi divulgada este mês e é referente a coletas realizadas em fevereiro deste ano, período de início da quadra chuvosa. Do total, 88,3% das amostras tinham algum grau de contaminação além do aceitável. Em novembro de 2015, 82,7% das águas apresentaram algum material indesejável. No relatório de 2015, o açude de Tatajuba, no município de Icó, era o único com águas consideradas limpas. Na nova análise, não há nenhum açude nessa categoria.

A pesquisa leva em conta a deterioração da qualidade da água, que pode ficar com aspecto esverdeado e mal cheiroso, causar a morte de peixes e favorecer o surgimento de plantas aquáticas. Além disso, a água nessas condições demanda mais tratamento, o que aumenta o custo do processo. Isso foi justificativa da Cagece para reajuste na conta de água no último mês de março.

Segundo a Cogerh, os açudes do semiárido costumam ter esses problemas devido à baixa renovação das águas. “A estiagem é um fator extremamente relevante na deterioração da qualidade da água”, explicou, em nota, o Estado. Segundo o relatório, os principais geradores da contaminação para os reservatórios são descargas de esgotos domésticos e industriais, afluência de partículas dos solos, criação de gado no entorno dos açudes e piscicultura.

Na última terça-feira, 26, foi anunciado pelo Governo do Estado novo plano de contingência, que terá meta de economia de água de 20% e tarifa mais severa.
Níveis de poluição

Na análise, a maioria dos açudes apresentaram grau intermediário ou alto de poluição. Há 36 açudes no pior estágio de comprometimento da qualidade. Eles apresentam elevada concentração de substâncias indesejáveis e estão sujeitos a grande reprodução de algas e aumento da mortandade de peixes.

Outros 62 açudes estão no segundo pior estágio de degradação da qualidade. Estão entre os açudes mais usados e, por isso, os mais afetados pela ação humana. Eles representam a maioria dos reservatórios analisados. Suas águas perderam parte das características ideais, como a transparência. Os açudes mais importantes do Ceará estão nessa categoria. É o caso dos três maiores: Castanhão, Orós e Banabuiú. E também o Gavião, por onde passa a água que abastece Fortaleza.

A Cogerh ressaltou que a água armazenada em qualquer açude precisa de tratamento para ficar apropriada ao consumo. Conforme o órgão, as análises divulgadas pelo relatório são de amostras colhidas na superfície dos reservatórios, próximo às barragens. “Não necessariamente será representativa da qualidade de toda a massa de água acumulada no açude”, diz.

Contudo, o órgão ressalta que tais índices representam indicação de que a qualidade da água está comprometida. Para a Cogerh, o Estado tem mostrado que é preciso desenvolver estratégias para conviver com a escassez hídrica e com a presença desses materiais nos reservatórios, sobretudo após anos consecutivos com poucas chuvas.
Saiba mais
Na última quinta-feira, 21, o Castanhão ficou, pela primeira vez desde que encheu, com volume abaixo de 8% da capacidade total. Ontem, o reservatório estava com 7,83% do volume. Em maio, estava com 9,17% da capacidade.

Neste ano, o Ceará fechou a quadra chuvosa abaixo da média, com 329,3 mm de precipitação e desvio negativo de 45,2%. O ano entrou na lista dos dez mais secos da região desde 1951.

Fonte: http://www.opovo.com.br/

Prefeito de Nova Olinda é encontrado morto

O prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PDT), foi encontrado morto no início da tarde de ontem, nas proximidades da CE-292, a 497 quilômetros de Fortaleza, entre o município e Crato, região do Cariri cearense. 

O gestor, que estava afastado do cargo por determinação da Justiça, desde junho deste ano, estava desaparecido desde as 9 horas da manhã de ontem.

A Secretaria da Segurança Pública confirmou a morte do prefeito, mas não revelou detalhes afirmando que as investigações estão a cargo da Polícia Civil. Uma das linhas de investigação aponta para a possibilidade de suicídio. Nos bastidores, circula a informação de que o prefeito estaria sofrendo de depressão por conta dos problemas políticos envolvendo seu mandato.

A Câmara Municipal de Nova Olinda havia notificado Sampaio sobre depoimento que ele deveria prestar, hoje, na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades cometidas na administração do município.


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informou que o delegado Diogo Galindo conduziu os trabalhos no local de crime, assim como equipes da Perícia Forense realizou os procedimentos necessários para investigação do caso.

O jornal O Estado apurou que Ronaldo se dirigia ao Crato na manhã de ontem, acompanhado por sua chefe de gabinete, quando, na altura do sítio Zabelê, ele pediu que parasse o veículo no acostamento. Depois, o prefeito saiu em direção da mata da Floresta Nacional do Araripe, onde desapareceu. Após esperar alguns instantes, a assessora tentou localizar Ronaldo, mas, sem sucesso, recorrendo então à Polícia.

Local onde o prefeito foi encontrado morto. Foto: Internet

Recentemente, Ronaldo comunicou em sua página pessoal no Facebook sua desistência em concorrer à reeleição nas eleições deste ano. Eleito em 2012, o prefeito afirmou que a decisão foi tomada após ampla reflexão em prol de um projeto que segundo ele, “visa muito além do que interesses pessoais, mas busca alcançar ideal político, que atenda os interesses e necessidades de todos de nossa cidade”, disse Ronaldo Sampaio, nas redes sociais.
Afastamento
Ronaldo Sampaio estava afastado do cargo pela Câmara de Nova Olinda desde 20 de junho deste ano, em meio a um impasse sobre seu mandato. O prefeito era acusado pelo Ministério Público do Estado (MP-CE) de ter contratado irregularmente entre 2014 e 2015 a psicóloga Viviane Chaves dos Santos, que seria uma “funcionária fantasma” da gestão.


Entretanto, no último dia 22 de julho, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar determinando suspensão do afastamento Francisco Ronaldo Sampaio.


Ronaldo Sampaio já havia sido afastado do cargo por decisão judicial em 10 de maio por um prazo de 120 dias. O prefeito recorreu da decisão, e em 17 de junho, conseguiu retornar ao cargo por decisão monocrática da presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), desembargadora Iracema do Vale.


De acordo com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o prefeito cassado contratou um funcionário “fantasma”. Além do prefeito, outras quatro pessoas são investigadas pela prática de improbidade administrativa.


Comando
Com a morte de Ronaldo Sampaio, o vice-prefeito, Elísio Manuel (PMDB), conhecido como “cabeludo”, assumirá o comando do município de Nova Olinda. 


(Com informações de Amaury Alencar).

Camilo Santana sanciona Lei que institui o Abono Salarial dos agentes penitenciários


O governador Camilo Santana sanciona a Lei Estadual 16.062 que institui o Abono Salarial por Reforço Operacional aos integrantes da carreira de Segurança Penitenciária do Estado. O benefício é direcionado aos servidores ativos, ocupantes do cargo de Agente Penitenciário pertencentes aos quadros da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará.

De acordo com a Lei, será beneficiado o agente penitenciário que trabalhe 40 horas semanais, seja designado eventualmente para participar de operações nas unidades prisionais do Estado, desde que esteja de folga. Além disso, o abono não será incorporado aos vencimentos para nenhum efeito, inclusive previdenciário, bem como não será considerado para cálculo de quaisquer vantagens pecuniárias.
O planejamento, administração e acompanhamento da execução do Reforço Operacional, que dará direito ao benefício, ficará a cargo do Núcleo de Segurança e Disciplina (NUSED/SEJUS), que receberá das unidades penitenciárias as escalas de serviço especial em conjunto com a escala de serviço normal.
Protestos
Em maio deste ano os agentes penitenciários do Ceará deflagraram greve que culminou com a revolta dos detentos em várias unidades carcerárias na região Metropolitana de Fortaleza. A paralisação foi encerrada no dia seguinte, após reunião com a representantes do Governo do Estado, que prometeu atender ao pleito dos agentes, prometendo 100% de gratificação de atividade de risco, mas de forma escalonada.

Ceará News 7

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Jovem afirma ter contraído Melioidose após tomar banho em poço da Bica do Ipu



Um jovem postou em sua rede social que foi acometido por uma bactéria e teria contraído Melioidose, após segundo ele tomar banho em um “Poço d’água”, do riacho das águas que descem da Cachoeira da Bica do Ipu.

Ele afirma com toda certeza que teria contraído a doença no local e alerta a população para ter cuidado. A Melioidose, doença transmitida pela bactéria Burkholderia pseudomallei, já matou duas pessoas no Ceará. O primeiro óbito foi em 2005, o segundo caso em 2008 ambos confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Os especialista dizem que é difícil diagnosticar a infecção por causa da variedade dos sintomas como dor de cabeça e febre. O quadro pode evoluir para pneumonia e infecção generalizada. Por isso, a confirmação laboratorial é fundamental para o tratamento.

No caso de 2008, onde teve como vítima um jovem de 14 anos, residente na capital Fortaleza, o município de Ipu estava na linha de investigação da Sesa, como possível local da contaminação, uma vez que o jovem visitou na época vários locais no feriado da Semana Santa. “O contato com a bactéria pode ter sido quando tomou banho na cachoeira do Boi Morto, em Ubajara. Contudo, o contato pode ter ocorrido nos municípios de Guaraciaba do Norte ou na Bica do Ipu” disse para o Jornal Diário do Nordeste na época o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria.

A melioidose foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2003. Todos os sete casos registrados no País foram no Ceará, dos quais quatro ocorreram no município de Tejuçuoca, um em Banabuiú e outro em Aracoiaba.

O jovem Walber Melo que sobreviveu a bactéria e encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, disse que seu médico infectologista afirmou que no município de Ipu, já foram diagnosticado quatro casos. “Meu infectologista disse que no Ipu, já teve 4 casos todos pegues na Bica, no poçinho onde eu tomei banho” escreveu o jovem na sua rede social.




O poço d’água (foto acima) onde possivelmente ele contraiu a bactéria é conhecido como ‘Poçinho’, fica localizado próximo ao estacionamento do restaurante da Bica de Ipu, defronte ao um antigo balneário, demolido após a construção do novo restaurante. Segundo a vítima, em maio desse ano, ele teria ido com amigos tomar banho no local.

No ano passado uma equipe da Vigilância Ambiental do Estado coletou amostra no banho da Bica de Ipu e em outro local onde é conhecido como “Poçinho”, e em mais dois locais próximos a dois pontos comerciais localizados às margens do Riacho Ipuçaba, no bairro Reino de França. Até hoje os resultados não foram divulgados.
Sintomas
Os principais sintomas da melioidose são de pneumonia, pneumonia com septicemia e septicemia, mas há outras formas clínicas, com manifestações comuns a muitas infecções. O médico Ivo Castelo Branco, que também é coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC, disse que as pessoas que apresentarem um dos sintomas devem entrar em contato com um médico para fazer o exame de sangue, que vai confirmar ou não a presença da bactéria e iniciar o tratamento. Ele alerta que esta bactéria é resistente aos antibióticos, há remédios para combatê-la.

 Ipu Notícias

Justiça confirma condenação de petistas em caso ligado ao mensalão

 

BRASÍLIA - O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região confirmou nesta terça-feira, 27, a decisão que condenou o ex-deputado José Genoino (PT-SP), o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e outros quatro ex-dirigentes do banco BMG por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro.

O processo é um braço do mensalão que foi desmembrado pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, e tramitava na Justiça de Minas. Na denúncia, apresentada em 2006, o Ministério Público Federal afirmou que a liberação de recursos pelo BMG ao PT e às empresas ligadas a Valério se deu de maneira irregular porque a situação financeira dos tomadores era incompatível com o valor emprestado e as garantias, insuficientes.

Com relação a Genoino, a pena foi reduzida de 4 para 2 anos, 10 meses e 20 dias a ser cumprida em regime aberto. A ele é atribuído o crime de falsidade ideológica por simular empréstimos para camuflar dinheiro ilegal para o PT, que presidia à época.

O advogado de Genoino, Claudio Alencar, disse que vai recorrer da decisão. "No final prevaleceu a tese de que os empréstimos foram simulados, mas isso não é verdade. Todos foram quitados pelo PT", disse. Ele afirmou que não houve determinação do tribunal para que a pena seja cumprida imediatamente.

Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende os ex-diretores do BMG, também disse que irá recorrer da decisão. O mesmo fará Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério, que ressalta o fato de algumas penas terem sido reduzidas pelo tribunal. A reportagem não localizou a defesa de Delúbio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Estadão Conteúdo

Comissão do impeachment vai conceder mais um dia de prazo para defesa de Dilma

BRASÍLIA - A Comissão Especial do Impeachment vai conceder mais um dia de prazo para que a defesa da presidente afastada Dilma Rousseff entregue as alegações finais do impeachment. A prorrogação, entretanto, não deve alterar o calendário do processo, previsto para se encerrar no fim de agosto.

"Decido acolher em parte as razões da Defesa para conceder-lhe prazo adicional de 24h, até o término do expediente da quinta-feira, 28 de julho, para apresentação de suas alegações finais, restando inalteradas as demais datas de reunião da Comissão Especial", escreveu o presidente da Comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB) em sua decisão.

O posicionamento veio após um pedido da defesa da presidente, protocolado na tarde desta terça-feira, 26, que alegou que teve problemas para acessar o processo no site do Senado Federal por dois dias e gostaria que o prazo fosse reposto.

Acompanhado da assessoria técnica do Senado, Lira verificou que o sistema ficou fora do ar por aproximadamente 36 horas e optou por conceder uma prorrogação de 24 horas. As alegações finais, que deveriam ser entregues nessa quarta-feira, 27, poderão ser protocoladas pela defesa até as 18h de quinta-feira, 28.

Calendário
A solução veio de um acordo entre o presidente da comissão e o relator do processo, Antonio Anastasia (PSDB-MG), além do defensor da presidente, o ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que chegou a ligar para os senadores e participar diretamente do acordo. Lira estava decidido a aceitar o pedido da defesa, desde que isso não causasse alterações no calendário do processo.

A ideia do presidente do colegiado era conceder a prorrogação para a presidente, mas descontar os dias do prazo que o relator tem para elaborar o parecer, sem causar atrasos no processo. Anastasia, entretanto, aceitou apenas que um dia fosse descontado do seu próprio prazo, o que definiu a decisão final de 24 horas.

Confira o calendário do impeachment, já com a alteração no prazo de alegações finais
28/7 - Entrega das alegações finais da defesa
29/7 a 1/8 - Elaboração do parecer do relator
02/8 - Leitura do parecer do relator na comissão
03/8 - Discussão do parecer na comissão
04/8 - Votação do parecer na comissão
05/8 - Leitura do parecer em plenário
09/8 - Discussão e votação do parecer em plenário (pronúncia do réu)
24 a 26/8 - Caso os prazos sejam respeitados, essa é a estimativa de votação do julgamento final do impeachment de acordo com o relator*
*O julgamento é agendado pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

Estadão Conteúdo

Sarampo está eliminado do Brasil, segundo comitê internacional

Último caso de sarampo foi registrado no Ceará em julho de 2015.Viajante que vem à Olimpíada deve se vacinar para não trazer doença.

Mariana LenharoDo G1, em São Paulo
Campanha contra sarampo será prorrogada até dia 22 (Foto: De Jesus/O Estado)Vacinação contra sarampo: doença é considerada eliminada do país (Foto: De Jesus/O Estado)
 
Desde julho de 2015, o Brasil não registra nenhum caso de sarampo. Após um ano sem a doença, a circulação endêmica do vírus do sarampo foi considerada interrompida no país, segundo a presidente do Comitê Internacional de Avaliação e Documentação da Eliminação do Sarampo, Merceline Dalh-Regis.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), esse resultado foi obtido por meio de uma colaboração entre a instituição, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde do Estado do Ceará e dos municípios de Fortaleza e Caucaia, da Associação Brasileira de Enfermagem, além de universidades.

A Opas/OMS colaborou com R$ 1,2 milhão para os custos de ações para controle do sarampo e com o recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem.O Brasil tinha tido uma redução drástica na incidência de sarampo entre 1985 até 2000 e ficou sem registrar casos autóctones até março de 2013, quando um novo surto eclodiu em Pernambuco e no Ceará. Houve surtos também em 2014 e 2015, principalmente nesses dois estados.

"Sem dúvida é um avanço e uma prova inequívoca daquilo que as imunizações são capazes de fazer. Erradicamos a varíola, a poliomielite, a rubéola, o sarampo e caminhamos para o controle de várias outras doenças", diz o médico Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Ele observa, porém, que não se pode baixar a guarda. "O risco de reintrodução existe sempre, por isso é importante que, mesmo com doenças controladas, manter a cobertura vacinal."Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS até o fim de 2016.

Sobre a doença
O sarampo é uma doença viral que afeta sobretudo crianças. Transmitida por fluidos nasais e orais, o sarampo se espalha facilmente pelo ar, por gotículas expelidas em tosses e espirros. A doença manifesta-se cerca de dez dias após a contaminação, e causa febre, coriza, olhos avermelhados e manchas brancas dentro da boca. Pintas vermelhas aparecem alguns dias depois na pele, iniciando na face e no pescoço, espalhando-se para o corpo.


Não há tratamento específico para o sarampo, e a maior parte dos pacientes se recupera em até três semanas. Em crianças desnutridas e pessoas com imunidade deficiente, a doença pode matar ou causar pneumonia, encefalite, cegueira e morte.

Sarampo no mundo
Em 2015, a OMS anunciou que a cobertura mundial de vacinação de crianças contra sarampo avançou nos últimos 15 anos, mas está aquém da meta de chegar aos 90% de cobertura. Entre as áreas onde a cobertura de vacinação é mais deficiente estão a África subsaariana, o Sudeste asiático e Ásia Central, segundo dados de abril a setembro.


Recentemente, ao divulgar recomendações para viajantes que pretendem vir ao Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Opas/OMS lembrou da importância de os turistas e atletas se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar para não trazer esses vírus de volta ao Brasil.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Aposentados e pensionistas: Primeira parcela do 13º salário sai em agosto

Clique para Ampliar
Decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, garante a antecipação do abono anual (13º salário) referente a 2016 a aposentados e pensionistas da Previdência Social. As parcelas serão pagas em agosto e em novembro. A medida é assinada pelo presidente interino Michel Temer.

De acordo com o decreto, a primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício e será paga junto com o benefício a ser concedido em agosto. O restante (a segunda parcela) tem previsão de ser pago em novembro, com os benefícios correspondentes àquele mês.

Agência Brasil

Novo período para saque do abono PIS/Pasep começa nesta quinta-feira

Período de retirada do Abono Salarial termina nesta quinta-feira (30) (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
Os trabalhadores que perderam o prazo poderão sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 a partir de quinta-feira (28), segundo informou o Ministério do Trabalho (MTE). O novo período de saque será de um mês e terminará no dia 31 de agosto.
No mesmo dia, também começa a ser pago o abono ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano (2016), e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017. De acordo com o MTE, em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.
O governo federal anunciou no início deste mês a prorrogação do prazo para que trabalhadores fizessem o saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014.
O prazo havia terminado em 30 de junho e, de acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na ocasião, cerca de 1,2 milhão de pessoas que possuíam direito ao benefício não haviam feito o saque.
Nogueira não soube informar quantos trabalhadores fizeram o saque do benefício no prazo previsto, mas disse que foram 95% do total. Há uma semana, 22,2 milhões haviam feito a retirada, num total de R$ 18,4 bilhões.
Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

Como sacar o PIS/Pasep
- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.
- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.
O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Calendário 2016/2017
O abono salarial 2016 começará a ser pago em 28 de julho, conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
A estimativa do Ministério do Trabalho é que sejam repassados R$ 14,8 bilhões a a 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono.
Veja ao fim desta reportagem as tabelas com o cronograma de pagamento.
PIS e Pasep
O governo lembrou que o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.
Segundo os números oficiais, em todo o Brasil foram identificados 23,6 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono salarial de 2015.
Veja cronograma de pagamento do Abono Salarial:
Tabela Abono Salarial (Foto: Reprodução/Ministério do Trabalho)
Tabela Abono Salarial (Foto: Reprodução/Ministério do Trabalho)
Tabela Abono Salarial (Foto: Reprodução/Ministério do Trabalho)

Câmara Municipal de Itapajé é alvejada nesta madrugada

Os tiros atingiram a vidraça de entrada do local


LUISINHO DA RÁDIO
Entrada da Câmara após ataque
A Câmara Municipal de Itapajé, no Ceará, foi atacada no início da madrugada desta terça-feira, 26. De acordo com testemunhas, dois homens armados chegaram a pé e efetuaram disparos contra o prédio. Os tiros atingiram a vidraça de entrada do local.

Segundo a Polícia Militar (PM), ninguém ficou ferido na ação. O vigilante da Câmara não estaria no local no momento do ataque. Os suspeitos da ação teriam utilizado uma espingarda de calibre 12 para praticar o crime. Eles fugiram a pé.

A Polícia deve continuar as buscas pelos suspeitos ao longo do dia. Até o momento, ninguém foi preso.

Câmara de Sobral

 
Em abril deste ano, a Câmara Municipal de Sobral também foi alvo de ataque. Três artefatos incendiários foram jogados em uma janela do prédio público. Os criminosos ainda picharam as paredes do local com as siglas da quadrilha "Primeiro Comando da Capital (PCC)".


Redação O POVO Online

Ocorrências Policiais do final de semana em Nova Russas e região



 

Motocicleta de vendedora é furtada em Santa Quitéria

Na sexta-feira,22/07, por volta das 11h45min, a composição da viatura RP-7243 foi acionada pela vendedora Naiara Aragão Alves, 22 anos, residente à Av. Melquíades Mourão, Bairro Boa Vida, por trás da Caixa d’água, em Santa Quitéria, dando conta de um possível furto de motocicleta à Rua Maria de Lourdes, Centro, em frente à Caixa Econômica Federal. Informou que deixou sua motocicleta HONDA CG 125 FAN ES, 2009/2009, PRETA, placa: NQQ-0422, estacionada em frente à agência bancária e quando retornou, a mesma não se encontrava no local. A composição fez diligências no local à procura da motocicleta, porém ainda não foi encontrada. A vítima foi orientada a procurar a Delegacia de Polícia Civil para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Motocicleta roubada é encontrada abandonada em Santa Quitéria

Na sexta-feira,22/07, por volta das 12h, a composição da viatura RD 0232, foi acionada via COPOM dando conta de uma possível motocicleta abandonada em um matagal, próximo ao Bairro Pereiros, Santa Quitéria. No local estava a HONDA BIZ 125 ES, 2007, AZUL, PLACA: HYB-9442, Santa Quitéria,  que havia sido roubada do vigilante Antônio José dos Santos, 54 anos, residente à Av. Melquíades Mourão, Bairro Boa Vida.O veículo foi tomado durante a manhã desta sexta-feira, na fábrica de calçados DEMOCRATA. Foi apresentada a Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria, onde foi feito o procedimento, e em seguida foi devolvida ao proprietário.

Dupla armada assalta comércio em Crateús

Na sexta-feira, 22/07, por volta das 12h30, na rua: Cel. Antonio de Melo, nº 371, São José, no mercadinho da comerciante LAURA ABREU BEZERRA ARAGÃO, 31 anos, residente na rua: José de Araújo Chaves, Nº 372, Cidade Nova; informou que estava em seu mercadinho, quando foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta não identificada, usando capacetes e blusões cor escura, sendo que o garupeiro portava uma arma de fogo tipo revólver, anunciou o assalto e subtraiu a importância de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) em espécie e ainda 04 (quatro) máquinas de recarga para celular, em seguida, saíram em rumo ignorado. Policiais realizaram várias diligências com objetivo de identificar, localizar e prender os autores do roubo, porém, até o momento sem êxito.

Policiais Militares realizam vistoria na Cadeia Pública de Crateús

Na sexta-feira,22/07, por volta das 15h00, foi realizada uma vistoria na cadeia pública de Crateús – no “seguro”, onde foi encontrado e apreendido o seguinte objeto:
a) 01 (um) telefone celular.
                  A referida revista foi efetuada pela composição Comandada pelo Maj. Cleilson do COTAR, bem como de três viaturas (010, 011 e 015 – com 12 PMs) do Batalhão de Divisas. Toda a ação foi coordenada pelo Ten.Cel Hermilson Carvalho Rodrigues, Sub Cmt. do 7ºBPM, e acompanhada pelo agente penitenciário Paulo Henrique; o material encontrado foi entregue ao citado agente, para os devidos fins. 

Em Novo Oriente, pedreiro é preso por descumprir determinação judicial

Na sexta-feira,22/07, por volta das 14h:00, na rua F, bairro Padre Joviniano, Novo Oriente, foi preso por descumprir medida protetiva, o pedreiro Francisco Silvino de Sousa, 35 anos, residente na localidade de Barro Vermelho. A vitima que se trata da senhora: Maria Lidiana de Oliveira Chaves, 31 anos, residente na rua F, bairro Padre Joviniano, Novo Oriente, acionou a viatura via 190 e a composição chegando ao local, a vitima  já estava com sua medida protetiva em mãos que falava que o acusado não poderia se aproximar dela numa distância de ate 250m, e informou que o acusado estava em frente sua residência com sinais de ter ingerido bebida alcoólica  e que estava falando vários palavrões com suas filhas menores de idade e ameaçando de quebrar a porta de sua casa. PMs conduziram o acusado e as vitimas para a delegacia regional de Crateús, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. 
 
Veículo furtado em Independência é encontrado abandonado na zona rural do município

Na sexta-feira,22/07, por volta das 15h30min, na localidade de Brilhante, zona rural de Independência, aproximadamente 9 km da sede do Município, após Patrulhamento Rotineiro, PMs encontraram abandonado o veículo FIAT/UNO MILLE EX-1998/1999, AZUL, PLACA KLL – 8598- INDEPENDÊNCIA-CE, Licenciado em nome de José Coutinho de Macedo, furtado na madrugada da Avenida Jerônimo de Araújo, Cohab, do Radamis Soares de Morais. O veículo encontrava-se sem o aparelho de som e o toca cds e foi encaminhado à Delegacia Municipal de Independência para os devidos procedimentos.

Homem é preso em Hidrolândia ao ser flagrado portando arma de fogo

Na sexta-feira,22/07, por volta das 18h30min, PMs receberam uma denúncia via celular, dando conta de um homem armado à Rua Coronel João Martins, Bairro Caixa D’Água, Hidrolândia. Os policiais foram ao local e após a abordagem ao suspeito Antônio Sidney Martins Bezerra, 39 anos, o mesmo estava portando 01 (uma) Arma tipo Garruncha de Calibre 32 e 03 (três) Cartuchos Calibre 32, que recebeu voz de prisão e conduzido à Delegacia Regional de Sobral, onde foi autuado em flagrante no Art. 14 da Lei 10.826, arbitrada fiança de R$ 1.000,00 em moeda nacional, que o indiciado pagou e foi liberado.

Garçom é autuado por recepção de motocicleta roubada, recuperada pela polícia em Crateús

No sábado, 23/07, por volta das 11h30min, na Rua Agamenon Machado, bairro Cidade Nova, Crateús, foi apreendida a motocicleta Honda CG 150 FAN ESDI, cor vermelha, ano 2014, placa OEG-3544, Teresina-PI, que estava em uma oficina, sem placa, que ao ser verificado o chassi, foi constatado queixa de roubo, sendo apreendida e encaminhada a DRPC de Crateús, onde momentos depois, apresentou-se como proprietário da moto, o garçom EDILSON MARQUES DE ALMEIDA, 31 anos, residente na Travessa Ozanan Bonfim, nº 305, Bairro dos Venancios, Crateús. PMs diligenciaram no sentido de localizar o proprietário da moto, porém sem êxito, sendo que no momento em que faziam a entrega da moto na Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús, a pessoa acima qualificada apresentou-se devidamente acompanhado de seu advogado, sendo autuado em flagrante por receptação, artigo 180 do CPB, sendo arbitrada uma fiança, que foi paga e o acusado foi liberado.

Motocicleta adulterada conduzida por adolescente é apreendida na zona rural de Nova Russas

No sábado, 23/07, por volta das 11h45min, em Muringue, zona rural de Nova Russas, a aproximadamente 8 km da sede, foi apreendida uma motocicleta de cor branca, sem placa e sem qualquer item que possa identificá-la. Os policiais militares Sgt. Santana, Sds. Chagas e PFem Stephanie, estavam realizando suas rondas ostensivas pela zona rural, quando se depararam com um menor que estava sem qualquer documentação e conduzia a motocicleta toda adulterada, com inúmeras peças de diferentes motocicletas, sendo apreendida e encaminhada às autoridades competentes para e realização dos procedimentos cabíveis.

Policiais militarem prendem indivíduo com arma de fogo após roubar motocicleta em Independência

No sábado, 23/07, por volta das 22h30min, no centro de Independência (próximo a madeireira do Hélio) foram vítimas de roubo as seguintes pessoas: JOSÉ EDMAR DE SOUSA CAVALCANTE, 28 anos, residente na Rua Boa Esperança, Independência, de quem tomaram uma motocicleta Honda NXR 160 Bros ESDD, ano 2016, cor vermelha, placa PCN-7174;  a outra vítima foi o THIAGO ROMEU DE SOUSA, 24 anos, de quem levaram uma motocicleta Honda NXR 125 BROS ES, ano 2013, cor vermelha, placa OSP-5864. As vítimas foram abordadas por dois indivíduos armados que subtraíram seus veículos e logo após empreenderam fuga em direção a zona rural do município, na estrada que dá acesso ao distrito de Ematuba. Os PMs, ST. Arnaldo, 3º Sgt. Araújo, 3º Sgt. Paiva, Sds. da Silva, Welton e Oliveira, iniciaram uma perseguição aos criminosos, conseguindo efetuar a prisão de: FELIPE VIEIRA DA SILVA, 18 anos, residente na localidade de Passagens, Monsenhor Tabosa; com o mesmo foi apreendido uma pistola tipo Bereta, com três cartuchos intactos, cal. 32 e uma mochila contendo quatro litros de gasolina, sendo recuperada a motocicleta da segunda vítima, THIAGO ROMEU DE SOUSA, Honda NXR 125 BROS ES, 2013, cor vermelha, placa OSP-5864, sendo que o segundo assaltante conseguiu fugir com a primeira motocicleta. A composição do Destacamento realiza diligências no intuito de identificar e prender o(s) outro(s) envolvido(s) no roubo, mas até o presente momento sem êxito.

Dupla armada assalta posto de combustíveis na cidade de Ipu

Neste domingo, 24/07, por volta das 13h00, aconteceu um roubo a mão armada ao Posto Lima localizado na Rua Coronel José Lourenço, n°51, bairro Centro, Ipú, tendo como vítima o frentista Antonio Glênio Gomes Bezerra, 22 anos, residente na rua São Gerardo, Bairro Minas, Ipú; a vítima relatou que dois indivíduos, um de blusa amarela e outro de blusa cinza e short, ambos de capacetes, chegaram no Posto Lima numa Motocicleta Honda Titan Preta com a placa coberta por uma sacola para abastecer, logo em seguida, o garupeiro anunciou o roubo, levando do frentista o seu aparelho celular Samsung Galaxy Preto e a quantia de R$ 150,00 em espécie do caixa do Posto, logo em seguida, tomaram rumo ignorado. PMs realizaram diligências no intuito de identificar e efetuar a prisão dos acusados, mas até o momento, sem êxito.

Agricultor é preso ao conduzir automóvel embriagado e danificar prédio do Fórum em Crateús

Neste domingo, 24/07, por volta das 19h30min, na Rua José Cavalcante, Bairro Planalto, no Prédio do Fórum da Comarca de Crateús, foi preso por Danos ao Patrimônio Público e embriaguez ao volante, o agricultor  VALDONE REINALDO DA SILVA, 41 anos, residente na Rua Dr. Julio Lima, nº 2001, Bairro de Fátima II, Crateús, o qual conduzia o veículo Fiat Uno, ano/modelo 1995/1996, cor vermelha, placa MVL-0190/CE, quando perdeu o controle do veículo, vindo a danificar um telefone público (orelhão) bem como danificou parte da grade e o portão que dá acesso ao Fórum de Crateús. PMs deram voz de prisão ao acusado e apreenderam seu veículo, que foram conduzidos a DRPC de Crateús, onde o acusado foi submetido ao exame do bafômetro, tendo como resultado positivo, sendo atestado 0,98 mg de álcool, onde foi lavrado um auto de prisão em flagrante por infração ao art. 163 do CPB e 309 do CTB.

Contador é assaltado por dupla armada na cidade de Crateús

Neste domingo, 24/07, por volta das 19h40min, na Rua Humberto de Campos esquina com a Rua João Tomé, nº 1560, bairro Planalto, Crateús, foi vítima de roubo o contador JOSÉ RAIMUNDO DE ARAÚJO, 55 anos, residente no local do fato; informou que estava em sua residência, quando chegaram dois indivíduos armados, que lhe renderam e levaram os seguintes objetos: 02 relógios de marca Mido, 01 celular Samsung J5, 01 celular Iphone 5S branco, 01 cordão com medalha, 01 pulseira, outras jóias (alianças e anéis de formatura) e uma quantia de R$ 200,00 em espécie, e logo após evadiram-se do local levando um carro da vítima, um Toyota Corolla GLT 1.8, cor vermalha, ano 2014, modelo 2015, de placa PIC 4024-PI. PMs diligenciaram no sentido de localizar e prender os assaltantes, sendo localizado o veículo abandonado na Rua 19 de Março, esquina com Rua Gentil Cardoso, encaminhado a DRPC de Crateús, onde foi restituído ao seu proprietário.As diligências continuam em busca dos criminosos.

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.