O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizaram na manhã desta terça-feira (29) no auditório do Sindicato dos Servidores públicos de Nova Russas, a I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 
 
Tendo os seus trabalhos divididos em eixos de debates como: Identidade de Gênero e Raça, Diversidade Sexual e Geracional, Social e Interação entre Entes Federados, a I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência adotou como tema: “O Desafio na Implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como a Radicalidade dos Direitos Humanos”. 
 
Para a secretária de ação social Dalva Abreu, a realização da I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência se constitui em um marco para a consolidação dos direitos das pessoas com deficiência na cidade de Nova Russas, uma vez que nunca antes no município havia acontecido um evento dessa natureza que contasse com a integração de vários setores da sociedade civil organizada e o empenho total do Governo Municipal através do prefeito Gonçalo Diogo. 
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Russas, que também integra o conselho, mostrou-se satisfeito com a iniciativa já que para ele “As pessoas que não possuem deficiência muitas vezes ignoram as limitações do deficiente”. Em seu relato, Zé Milton disse que é de suma importância que a sociedade conheça as necessidades dos deficientes. “ Como até antes de sofrer um acidente que me trouxe a realidade de deficiente eu só conhecia o lado das pessoas saudáveis, posso falar com propriedade, já que conheço as duas faces da moeda”, disse Zé Milton. 
O presidente da ADAF ( Associação dos Deficientes Físicos de Nova Russas) pastor Luizinho Santana, disse que o momento era mais oportuno para comemoração por ter a cidade dispensado uma atenção especial à classe com a realização da conferência. Porém, antes mesmo de concluir seus agradecimentos, Luizinho disse que jamais as reivindicações poderiam ser deixadas de lado, sendo que o Luizinho cobrou da Presidente da Câmara de Vereadores, Socorrinha Arraes, rampas de acesso para cadeirantes na entrada do prédio do Legislativo Municipal.
 
Com informações de Tércio Freitas, da Assessoria de Imprensa da PMNR.