sexta-feira, 30 de maio de 2014

HOMICÍDIO É REGISTRADO EM NOVA RUSSAS



No final da tarde desta quinta-feira,29, foi encontrado na localidade de Patos, na região de Espacinha em um matagal próximo à Fazenda Patos, de propriedade do Senhor Francisco Lopes da Fonseca, conhecido por “Chico Salú”, o corpo de um jovem identificado como Edson Oliveira Sousa, 23 anos, com uma perfuração à bala no peito esquerdo.A vítima residia em Pereiros, próximo à localidade onde ocorreu o crime, e teria saído de casa para buscar um gado, montado em um burro.Por volta de 17:30, o animal teria retornado sozinho.

Familiares passaram a procurar pelo jovem, encontrando-o já sem vida. A Polícia Militar foi acionada, e no local, próximo ao corpo havia um cartucho de plástico, calibre não especificado, usado em espingarda de cartucho.O corpo foi encaminhado ao Hospital de Nova Russas e depois ao IML.O jovem não tinha passagem pela Polícia, e era considerado um rapaz calmo.Até o momento, nenhum suspeito foi identificado.A vítima é filho do Francisco, também conhecido como Hulk, que já trabalhou como segurança do ex-prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto.

Com informações do Radialista Denes Lima.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aprovada PEC que estabelece carreira de agente de trânsito

agente-de-trc3a2nsito

O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, ontem (28), PEC dos Agentes de Trânsito (PEC 77/2013). Foram 58 votos favoráveis no primeiro turno e 60 em segundo turno, sem votos contrários nem abstenções. A matéria será promulgada em sessão do Congresso Nacional nos próximos dias.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que os acidentes de trânsito são um dos maiores desafios da saúde pública brasileira. – São dezenas de milhares de mortes por ano, que oneram em centenas de milhões de reais o Sistema Único de Saúde. Essa PEC é de fundamental importância para reverter esse trágico quadro – disse Renan.

A PEC, de autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), inclui um parágrafo no artigo 144 da Constituição, que trata da estruturação do sistema de segurança pública. Estabelece que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

O texto dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, estruturados em carreira, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

De acordo com a justificação da proposta original, o Código de Trânsito Brasileiro transferiu para o município o dever de gerenciar o trânsito. No entanto, a transferência está condicionada à existência de capacitação, além da existência de Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). A proposta tem por finalidade, portanto, prever a existência de órgão apto a desempenhar essas funções, reduzindo, assim, os acidentes de trânsito. Na Câmara, o texto inicial, que abrangia somente os municípios, sofreu alteração para englobar estados e Distrito Federal.

De acordo com o relator, a proposta é positiva, pois pode ajudar a reverter o quadro do país, que apresenta um índice elevado de acidentes de trânsito. “Ao incluir a educação e a engenharia de trânsito, ao lado da fiscalização, no âmbito de atuação dos órgãos ou entidades executivos de trânsito, a proposição adota conceito atual e abrangente, que favorecerá a prevenção de acidentes, e não apenas a punição de infratores”, afirmou o relator. 
 
(Agência Senado)

Beneficiários poderão receber Bolsa Família por pelo menos mais seis meses

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto que modifica o Programa Bolsa Família para que, mesmo havendo mudança nas condições para a inclusão no programa em virtude do aumento da renda, os beneficiários possam continuar sendo atendidos, no mínimo, por mais seis meses. A matéria, aprovada por 10 votos a 9, segue agora para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em decisão terminativa.
Pela norma em vigor, a cada dois anos as condições para que a família seja beneficiária são reavaliadas. Com as mudanças propostas no texto, mesmo que a renda familiar ultrapasse o limite permitido, de R$ 154 por pessoa, o beneficiário poderá continuar recebendo o montante a que tinha direito por pelo menos mais seis meses após a reavaliação.
Para o autor do PLS 458/2012, senador Aécio Neves (PSDB-MG), a medida é necessária para estimular o trabalhador à formalidade, já que o recebimento do benefício ficará assegurado até que ele passe do período de experiência e se fixe em um novo emprego. A mudança também estimula que mais de um integrante da família busque trabalho, pois eliminou o teto de meio salário mínimo permitido para a variação de renda e o recebimento concomitante do bolsa família e do salário.
— Aprimoramos o Bolsa Família, estimulando a formalidade. Um cidadão que encontrar um emprego que vá além do teto para receber o Bolsa Família poderá ainda, por seis meses, receber também [o benefício] – disse, em entrevista após a aprovação.
 

"A esperança é a última que morre", diz Cid em recado a Eunício

O governador Cid Gomes (Pros) declarou ao Blog do Eliomar na noite desta quarta-feira, 28, que pretende conversar com o senador Eunício Oliveira (PMDB) na tentativa de acordo para as eleições de outubro deste ano. 
Cid disse que "a esperança é a última que morre" após ser questionado sobre o provável fim da aliança com o PMDB. O chefe do executivo estadual esteve na Câmara Municipal de Fortaleza onde prestigiou a premiação do irmão, Ciro Gomes, agraciado com a medalha Boticário Ferreira. 
O governador disse ainda que está dentro da lei com relação aos prazos eleitorais e que só pretende lançar seu candidato entre os dias 10 e 30 de junho, conforme determina a lei eleitoral. 
Aliança
O secretário estadual de saúde, Ciro Gomes (Pros), declarou que seu grupo político deve sair fortalecido para as próximas eleições. Segundo ele, 22 partidos devem compor a chapa. "Estamos namorando um 23º (partido)", concluiu.
 

Motoristas e cobradores fecham terminais de ônibus na Capital

Motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo de Fortaleza fecharam os terminais do Siqueira, Papicu, Conjunto Ceará, Messejana e Lagoa na manhã desta quinta-feira (29). A partir de 8h, a Rodoviária Engenheiro João Thomé também será fechada. 
As paralisações começaram pela madrugada, motivadas pelo 12º ataque aos trabalhadores em menos de 24 horas, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro).
Nenhum ônibus está entrando ou saindo dos terminais. No Siqueira, os veículos estão parando do lado de fora. Até o momento, uma pessoa foi detida. 
Uma das maiores reivindicações dos trabalhadores é a respeito da segurança nos coletivos. A quantidade de assaltos aos veículos assusta motoristas e cobradores. Os passageiros também temem a insegurança.
 

Tribunal de Justiça do Ceará empossa novos desembargadores nesta quinta-feira

tjce
Os juízes José Tarcílio Souza da Silva e Tereze Neumann Duarte Chaves tomarão posse como desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (29/05), às 16h, no Palácio da Justiça. A sessão será conduzida pelo vice-presidente da Corte, filho natural de Acopiara, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, no exercício da Presidência.
O desembargador Mário Parente Teófilo Neto, integrante da 1ª Câmara Criminal, fará a saudação em nome do Tribunal. Em seguida, os dois magistrados discursarão em agradecimento. Eles foram escolhidos, no último dia 9, por meio de votação nominal, aberta e fundamentada, em obediência às prescrições constitucionais e legais.
José Tarcílio, titular da Vara da Justiça Militar da Capital, concorreu ao cargo pelo critério de merecimento. Ele ocupará vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Francisco Auricélio Pontes, ocorrida em 16 de janeiro deste ano.
Tereze Neumann, titular da 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falência de Fortaleza, ascendeu ao cargo por aclamação, pelo critério de antiguidade. Ela assumirá a vaga que surgiu com a aposentadoria do desembargador Francisco José Martins Câmara, em 19 de fevereiro de 2014. A magistrada já atuava como desembargadora por convocação do Órgão Especial do TJCE.
 

TCU aprova contas de Dilma com 26 ressalvas e 48 recomendações

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (28) as contas do governo Dilma Rousseff referentes ao exercício do ano passado com 26 ressalvas e 48 recomendações.A análise será enviada ao Congresso Nacional e servirá de base para que o Legislativo aprove ou não a prestação de contas apresentada pelo Executivo. De acordo com a assessoria do tribunal, o Congresso não tem prazo para julgar o relatório.
Relator do processo no TCU, o ministro Raimundo Carreiro fez ressalvas à aprovação e apontou, por exemplo, "inconsistências" dos dados referentes ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, considerado pela presidente Dilma Rousseff "o maior da América Latina".
De acordo com o TCU, o relatório do ministro apresenta análise da execução orçamentária pelo governo federal e sobre os dados contidos no Balanço Geral da União, além de avaliar o cumprimento dos programas previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e o cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Em nota, o tribunal informou que entre as ressalvas e recomendações destacam-se as que tratam da inclusão de prioridades do governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), responsável por orientar a elaboração do orçamento federal.
Entre as recomendações, o ministro sugere à Casa Civil e ao Ministério do Planejamento que incluam na LDO, a partir da próxima prestação de contas, quais são as prioridades do governo federal para o ano e estabeleçam metas.
 

Dois bandidos tombam sem vida em tentativa de assalto a agência dos correios no Piauí

Os dois suspeitos que morreram na troca de tiros após tentativa de assalto aos Correios em Anísio de Abreu , no interior do Piauí, foram identificados como Regiano de Oliveira Paes Landim, 30 anos e Danilo Pereira dos Santos, 25 anos, naturais de Caracol. "Com eles estavam R$ 34 mil roubados da agência, divididos em duas mochilas". 
A suspeita é que os mesmos homens realizaram assaltos aos Correios de Caracol. Em Caracol, os bandidos levaram reféns e dinheiro. Durante assalto em Anísio de Abreu, um dos seguranças  foi agredido com coronhadas na cabeça. Ele foi levado ao hospital e passa bem.
 

Homem tenta realizar assalto e é agredido por populares em Fortaleza

Um homem tentou assaltar um pedestre e foi agredido pela vítima e por populares naAvenida Desembargador Moreira. A ação ocorreu por volta das 14h desta quarta-feira (28).
O assaltante admitiu ter "aproveitado a situação" para abordar um pedestre, que reagiu e o agrediu junto a populares que estavam no local. Uma ambulância particular, que trafegava na mesma avenida durante a ação, realizou o socorro do homem, que teve apenas ferimentos leves no rosto e nos braços.
De acordo com a Polícia, o suspeito confessou a ação e revelou ser usuário de drogas. "Eu ia roubar para comprar drogas. Mas depois dessa surra, vou sair dessa vida", afirmou após ser atendido. O homem não possui antecedentes criminais e foi liberado, já que a vítima não registrou a ocorrência e não foi localizada pelos policiais.
 
 
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

EX-PRESIDIÁRIO EXECUTADO COM 10 TIROS EM TAUÁ



A cidade de Tauá viveu uma cena de violência por volta de 7:30h da manhã desta quarta-feira, 28, na Avenida Solon Medeiros(BR 020), em frente ao Parque de Exposições, quando o ex-presidiário Antonio Hélio Carlos Barbosa, residente no Bairro Bezerra e Souza, foi executado com pelo menos 10 tiros.
A vítima estava em frente a Churrascaria Imperial montando em sua moto Honda Brós, cor preta, placa HYU-2200-Tianguá, conversando com uma pessoa quando um homem desceu de um veículo Corsa Sedan, cor branca, placas HYU 2200-Fortaleza, e ao se aproximar começou a atirar.
Hélio sofreu o primeiro disparo ainda em cima da moto e mesmo baleado tentou fugir em direção ao interior do Parque de Exposição, sendo perseguido pelo homem que não parava de atirar. A vítima caiu, o homem se aproximou e efetuou pelo menos 4 disparos na cabeça de Hélio. Em seguida o executor entrou no carro que foi abandonado em frente ao Posto W Freitas, na BR 020, distante cerca de 1km do local.
Segundo a Perícia Forense, Hélio Barbosa foi morto com pelo menos 10 tiros. O corpo foi levado para o necrotério do Hospital de Tauá e será encaminhado para o IML de Quixeramobim.
Também foi atingido, o jovem Maicon Araújo que é sobrinho e estava acompanhado de Hélio Barbosa na hora do crime. Ele sofreu um tiro no pé e está internado no Hospital de Tauá com uma fratura, mas não corre risco de morte.

Suspeito
Equipes do Ronda do Quarteirão, Polícias Militar e Civil, Pró-cidadania e AMT foram acionadas para o local onde havia um grande número de curiosos.
A Polícia ainda não tem pistas do autor dos disparos, cujas características são: moreno, baixo, usando um short jeans e uma camisa. No interior do veículo foram encontrados, creme dental, desodorante, um par de tênis, short e camisa.
Carro não tem queixa de roubo
Polícia informa após consultar o sistema, que o veículo Corsa Sedan utilizado na execução de Hélio Barbosa não tem queixa de roubo, no entanto, os policiais acreditam que o carro seja mesmo roubado.
“Ou o proprietário não registrou a queixa ou o sistema ainda não atualizou as informações”, disse um policia militar.O veículo foi rebocado para o pátio da 14º DP.

(Blog do Wilrismar Holanda)

Quadrilhas atacam 26 municípios cearenses

Já foram contabilizadas 27 ações criminosas somente neste ano; seis cidades estão sem atendimento bancário

Quadrilhas especializadas em assaltar bancos já atacaram 26 municípios cearenses, somente neste ano de 2014. Ao todo, já foram registrados 27 ataques - incluindo assaltos e tentativas de roubos a agências bancárias; explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos. Destas cidades, em seis o atendimento bancário está suspenso, já que os prédios foram destruídos por explosões.
A última ação registrada no Ceará ocorreu na cidade de Pacoti, a 95 km de Fortaleza. Um bando formado por cerca de oito homens explodiu um posto avançado do Bradesco, instalado na Praça Coronel José Cícero Sampaio, no Centro daquela cidade, na madrugada de ontem. De acordo com a Polícia, os criminosos conseguiram levar o dinheiro, que estava nos caixas eletrônicos, abastecidos horas antes.
Conforme informações do capitão Celso, destacado na Cidade, a quadrilha estava em dois veículos, uma Saveiro, de cor vermelha, e um Siena. Durante a ação, uma parte do grupo se dirigiu para o destacamento da Polícia Militar, que fica há cerca de 100 metros do banco, e metralhou a fachada do prédio.
Ousada
"Foi uma ação ousada. Acreditamos que eles já tinham informações privilegiadas sobre o abastecimento dos caixas. Atiraram contra a Polícia, na tentativa de nos intimidar e de fazer com que ninguém saísse do Destacamento. Pelas cápsulas que encontramos pelo chão, e pelo estrago feito, acreditamos que as armas usadas eram de grosso calibre", declarou o militar.
Grande parte da estrutura física do prédio da agência bancária foi afetada. O delegado Regional de Baturité, Ricardo Pinheiro, disse que a equipe da Perícia Forense (Pefoce) de Canindé foi acionada para verificar se havia outros explosivos no local, que não foram detonados. "O banco fica em uma área residencial. Tememos que algum explosivo não tivesse sido detonado e isto comprometesse a segurança das casas e dos moradores das proximidades. Fizemos um isolamento no local e monitoramos para que ninguém se aproximasse", explicou o delegado.
Ricardo Pinheiro disse, ainda, que a quantia em dinheiro levada pelos criminosos não foi informada pelo Bradesco, e que nenhum representante da instituição financeira esteve na delegacia, para registrar o ocorrido. O capitão Celso declarou que policiais militares de Canindé, Mulungu, Guaramiranga e duas viaturas do Comando Tático Motorizado (Cotam) do BPChoque, estão diligenciando à procura dos suspeitos, desde a madrugada de ontem.
"Os veículos usados têm as mesmas características dos que foram usados no ataque ao banco de Palmácia, no último dia 22. O modo como eles agiram também foi bem parecido. Pode ser que tenha sido a mesma quadrilha, mas ainda não podemos afirmar nada", disse o capitão.
O delegado de Baturité contou que populares prestaram informações anônimas, por telefone, sobre o paradeiro dos suspeitos e que estas estão sendo checadas. "É muito importante esta contribuição da população. Com certeza, alguém presenciou o fato. Vamos procurar as testemunhas, ouvi-las para tentarmos elucidar o fato", encerrou Pinheiro.
Ataques
Um dos alvos recorrentes dos criminosos é o Bradesco da cidade de Apuiarés. Desde que foi instalado, o equipamento já foi atacado em quatro ações criminosas.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, seis agências do Estado estão paradas, após sofrerem ataques, porque os prédios em que funcionavam foram destruídos.
Os Municípios que tiveram a atividade dos bancos suspensas são Boa Viagem, Morada Nova, Aracati, Tejuçuoca, Palmácia e Baturité, conforme o diretor do sindicato, Bosco Mota.
Ele afirmou, também, que todas estas agências estão sendo reformadas, mas ainda não há previsão de que os expedientes sejam restabelecidos com normalidade, em nenhuma delas.
"Quem sofre com tudo isso é a população, tanto porque precisa se deslocar para fazer alguma transação bancária, quanto pelo medo de morar perto de uma agência. O fato de residir perto de um banco virou um perigo constante", considerou o diretor do Sindicato dos Bancários.

Márcia Feitosa
Repórter

Dez presos são resgatados de DP

Image-0-Artigo-1622882-1
Três homens e uma mulher invadiram o prédio e resgataram dez presos recolhidos na DP
FOTO: NAVAL SARMENTO 
 
Dez presos foram resgatados do 18º DP (Jurema) por volta das 20 horas de ontem. Na última segunda-feira (26), sete detentos escaparam do 19º DP (Conjunto Esperança). Os casos contabilizam 17 foragidos em menos de 48 horas em Fortaleza e Região Metropolitana. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.
De acordo com a Polícia, três indivíduos armados de pistola e uma mulher invadiram a Delegacia e renderam o único inspetor que estava no local. Os suspeitos fugiram levando a arma do policial civil, uma pistola Ponto 40.
O permanente foi agredido com coronhadas pelos bandidos que ficaram irritados pela demora do policial em abrir o cadeado do xadrez. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE), os homens que fizeram o resgate disseram que iriam matar o inspetor, mas foram impedidos pelos presos.
Conforme o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Jairo Façanha Pequeno, 26 presos estavam recolhidos nas celas da Delegacia e dez foram resgatados. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido recapturado.
Jairo Pequeno disse ainda que o delegado Aroldo Mendes, da Metropolitana de Caucaia, foi deslocado para o 18º DP com o objetivo de acompanhar a recontagem dos presos e o atendimento ao policial.
Após ser levado para o hospital, o inspetor deverá ser ouvido no inquérito instaurado para apurar a ação criminosa.
Conjunto Esperança
Na manhã última segunda-feira (26), dois homens invadiram o 19º DP (Conjunto Esperança) durante a entrega do café da manhã dos detentos. A dupla rendeu um policial civil e duas servidoras terceirizadas.
O objetivo era resgatar Luís Carlos Freitas da Silva, preso há duas semanas com um automóvel Corolla de placas clonadas e um revólver de numeração raspada. Porém, os outros detentos aproveitaram e também escaparam do Distrito Policial. Nenhum foi recapturado.

Irmãos suspeitos de atirar em policial são executados

policia
Francisco Carlos de Lima, de 21 anos, executado na Rua Júlio Verne por desconhecido
FOTOS: NAVAL SARMENTO
policia2
Francisco Rafael de Lima ainda tentou correr, mas foi perseguido e morto com vários tiros de pistola
Dois irmãos, suspeitos da tentativa de assalto que feriu o subtenente da reserva da Polícia Militar Raimundo Arruda de Melo, foram executados na Avenida João Pessoa e Rua Júlio Verne, nos bairros Parangaba e Itaoca. O duplo homicídio foi registrado na última segunda-feira (27), depois que os dois rapazes foram detidos e prestaram depoimento no 5º DP (Parangaba). A mulher de um deles, também foi baleada na cabeça.

Segundo a Polícia, por volta das 18 horas, Francisco Carlos de Lima, 21, e Francisco Rafael de Lima, 24, chegaram à Delegacia na Parangaba, acompanhados de policiais militares que teriam recebido informes sobre o envolvimento dos dois na tentativa de assalto ao subtenente.

O titular do 5º DP, delegado Renê Andrade, informou que os dois não eram investigados pela Polícia Civil, mas como os PMs chegaram ao local com eles e existia o informe de que os dois seriam envolvidos, foi solicitado que ambos fossem encaminhados à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para um exame residuográfico, que determina se houve disparo de arma de fogo, por meio da análise de resíduos de pólvora nas mãos dos suspeitos.

Os irmãos Francisco Carlos e Francisco Rafael retornaram à Delegacia para entregar os ofícios dos exames realizados na Pefoce. Ainda de acordo com o delegado, como não houve situação de flagrante e ainda não existia nenhuma prova que chegasse ao nível de inquérito, os policiais civis orientaram à família a esperar os rapazes na entrada da Delegacia e eles foram liberados.
Execução sumária
Francisco Carlos estava com a companheira, Jéssica Nathalia dos Santos, 23, ambos voltavam para casa em uma bicicleta e Rafael seguia a pé. Os três foram surpreendidos por um Palio de cor prata. Os indivíduos que saíram do automóvel realizaram disparos com pistola 380.

Às 21h28min foi morto Francisco Carlos de Lima e baleada Jéssica Nathália. Às 21h36min foi a vez de Francisco Rafael. Por não ter autoria, o delegado afirma que os primeiros levantamentos e a investigação foram realizados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Mas como ocorreu na área da Parangaba, o caso também será investigado pelo 5º DP.

Em relação à tentativa de assalto que terminou com o subtenente da Polícia Militar baleado, o delegado informou que a investigação do caso está sendo feita pelo 5º DP e que a Polícia Civil trabalha com outros suspeitos, mas que devido à morte dos irmãos, prefere não divulgar mais informações até que o inquérito seja concluído.

O resultado do exame que determinará se os jovens realizaram disparos de arma de fogo deve ser entregue no próximo mês pela Perícia Forense.

5 homicídios são registrados no Ceará nas últimas 24h

Todas os assassinatos ocorreram na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)


Foram registrados cinco homicídios no Estado do Ceará nas últimas 24h, segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI).

Todos os assassinatos aconteceram na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na Capital, os bairros que registraram ocorrências são Sabiaguaba, Planalto Airton Sena, São João do Tauape e Quintino Cunha. O município de Maracanaú também contabiliza um homicídio. Não houve ocorrências no Interior do Estado neste período, segundo o CPC. 


Pai e filho são presos em Icó por duplo homicídio

Uma das vítimas teria uma rixa com os acusados

Delegado
Segundo o delegado Marcos Sandro Nazaré, testemunhas apontaram que o pai dirigia a moto, enquanto o filho disparou os tiros 
 
Foto: Richard Lopes 
 
Pai e filho, acusados de cometerem duplo homicídio, foram presos na manhã da última terça-feira (27), em Icó, a cerca de 360 km de Fortaleza. O crime pelo qual os dois homens vão responder aconteceu na última sexta (23) e teria sido motivado por uma disputa de terra.

Francisco Vieira Pastor, 43, e Francisco Bismarck da Silva Pastor, 23, são acusados de matarem Anderson Batista de Lima, 24, e Maria Aparecida Soares da Silva, 23, em frente a uma casa de show, no distrito de Lima Campos, em Icó.

Anderson Batista, o "Dedé do Gama", que respondia a porte ilegal de arma, estava em uma moto quando foi alvejado. Um dos disparos acertou Maria Aparecida, que não tinha relação com a rixa, na cabeça.
Pai e filho fugiram em outra moto e foram denunciados por testemunhas do assassinato. No local do crime, a polícia encontrou e apreendeu uma cápsula de uma pistola que os acusados teriam utilizado para cometer o crime.

 
 
*Com informações do radialista Richard Lopes.

Estudantes têm até esta quarta-feira para pagar taxa de inscrição do Enem

A edição do exame de 2014 bateu o recorde de inscritos, 9,519 milhões de pessoas

Prova
Provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro
Foto: Agência Brasil
Esta quarta-feira (28) é o último dia para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes.
A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição, até esta quarta.
 
No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.
 
Este ano, o Enem tem novidades, como a possibilidade de os travestis e transexuais usarem o nome social no dia da prova. Outra novidade é na acessibilidade. O site do exame oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva.



terça-feira, 27 de maio de 2014

O Brasil que não verá a Copa – Histórias de brasileiros que não sabem o que é energia elétrica


O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-destaque
242 mil famílias do país ainda não contam com energia elétrica em casa (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Rafael Luis Azevedo, da Agência Pública.
Fortunato da Silva parece viver em outro planeta. Quando vê a camisa da seleção brasileira, mostra-se indiferente. Para ele, é um “pano qualquer”. O desconhecimento sobre o manto mais famoso do futebol mundial justifica-se. O agricultor nunca teve energia elétrica em casa. Sem opção, mantém distância de tudo o que cerca a Copa do Mundo, o maior evento da Terra, prestes a ocorrer a 450 quilômetros dali, em Fortaleza.
A rotina de Fortunato, que vive em Serra da Estrela, comunidade localizada no município de Saboeiro, no sertão do Ceará, assemelha-se à de pelo menos 242 mil famílias brasileiras sem acesso à eletricidade (correspondentes a 960 mil pessoas, segundo o Ministério de Minas e Energia). Essa parcela da população, espalhada pelo país, dificilmente participará da Copa do Mundo mais cara da história, com custo oficial previsto em R$ 25,7 bilhões, segundo o Portal da Transparência.
Fortunato da Silva parece viver em outro planeta. Quando vê a camisa da seleção brasileira, mostra-se indiferente. Para ele, é um “pano qualquer”.
Entrar em estádios será privilégio de poucos. Mas, para Fortunato e seus vizinhos, nem mesmo ver os jogos pela TV será possível. Dentre os 184 municípios do Ceará, Saboeiro é o que tem maior proporção de habitantes sem energia elétrica. Ao todo, 8,9% dos moradores da região não sabem o que é isso. É um índice alto, levando-se em conta que 1% da população do estado não possui o serviço.
Prazeres simples, como beber água gelada ou refrescar-se com a brisa de um ventilador, são desconhecidos para eles. “Na verdade, a gente se contentaria com muito menos, como ter condições de ligar uma bomba para puxar água da cisterna para a plantação”, sonha Fortunato, cearense de 45 anos. Sem desfrutar de energia elétrica, a saída é fazer a irrigação de forma manual, quebra-galho sem o mesmo resultado. É do plantio de milho, feijão e fava, cultivo comum a todos os agricultores da região, que sai o prato de cada dia.
Mapa-Fortaleza-Saboeiro
Distância de Fortaleza a Serra da Estrela, em Saboeiro-CE: 450 km (Foto: Google Maps)
Qualquer outro acompanhamento nem sempre disponível, como frango, peixe ou carne vermelha, precisa ser todo consumido no mesmo dia, pois não há geladeira. “Se a gente mata um carneiro, tem que chamar os vizinhos para comer junto, senão estraga”, explica Fortunato. A solução, para alguns, é salgar a carne e lavá-la antes do consumo. Isso não impede que o cheiro forte nas casas atraia toda sorte de insetos.
A família de Fortunato é uma das onze de Serra da Estrela, a cerca de 35 quilômetros da sede de Saboeiro. Para chegar à comunidade, é necessário percorrer 10 quilômetros de estrada carroçável. Os seis últimos quilômetros são uma subida íngreme, com acesso somente de moto. E, ainda assim, se não estiver chovendo forte. “Nossa vida já foi muito pior. Imagine quando não havia moto: subir com carga, só no lombo de jumento”, descreve Fortunato.
“Beber água gelada é luxo. A gente se contentaria com muito menos”.
Fortunato da Silva, agricultor de Saboeiro.
Além das motos, que se popularizaram na zona rural do Nordeste, outra novidade amenizou o sofrimento na comunidade: o Bolsa Família, instituído pelo governo Lula em 2003. Todas as famílias de Serra da Estrela recebem o benefício. No caso de Fortunato, são R$ 352 mensais, desde que mantenha na escola seus três filhos. Eles estudam no distrito de Barrinha e caminham os seis quilômetros serra abaixo para chegar ao colégio.
A renda certa é questão de sobrevivência onde não há emprego além da agricultura de subsistência. “Sem esse dinheiro, enfrentar as dificuldades de se viver sem energia elétrica seria ainda mais difícil”, expõe Fortunato. Outro programa federal, o Luz para Todos, nutriu a esperança de que o benefício mais sonhado também chegaria a suas casas. Mas, até aqui, tudo não passou de um desejo frustrado.
O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-Saboeiro-1
Ao lado da casa de Fortunato da Silva, na Serra da Estrela, em Saboeiro, passa uma linha de alta tensão que liga os municípios de Jucás e Catarina (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Parte da política governamental de oferecer melhores condições de vida a populações isoladas, o Luz para Todos levou torres de transmissão de energia a rincões de norte a sul do país. Uma dessas linhas passa literalmente sobre os moradores de Serra da Estrela. Instalada em 2006, ela transporta energia entre os municípios de Jucás e Catarina. Porém, não foi possível iluminar a comunidade de Saboeiro.
“A energia passa em cima das nossas casas, mas não pode chegar às nossas casas. Quando instalaram as torres, explicaram que a alta tensão impedia que um ramal descesse para cá”, relata o agricultor Valdir de Oliveira, de 48 anos. Por ironia, a luz passa tão perto e, ao mesmo tempo, está tão longe. “Já pedimos muitas vezes energia para a Coelce [Companhia Energética do Ceará], mas a desculpa é sempre a mesma.”
“Se a gente mata um carneiro, tem que chamar os vizinhos para comer junto, senão estraga”. Fortunato da Silva, agricultor de Saboeiro.
A Coelce opera o Luz para Todos no estado e, no fim de 2013, tinha como meta instalar energia elétrica em 30 pontos de Saboeiro durante 2014 – até março, sete obras foram finalizadas. Porém, os moradores de Serra da Estrela terão que usar por mais um tempo velas e lampiões a gás ou querosene durante a noite, pois a companhia não sabe onde fica a comunidade, nem tem registro de solicitação do serviço.
Desde seu surgimento, o programa garantiu energia elétrica a 3,1 milhões de famílias, num total de 15,1 milhões de pessoas, segundo o Ministério de Minas e Energia. Passados 11 anos, contudo, o acesso ao serviço ainda não foi universalizado. Até 2000, 10,8% da população do Ceará não tinha eletricidade, aponta o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Hoje, o número está reduzido a menos de 80 mil pessoas, que vivem em comunidades isoladas como as de Saboeiro.
SAIBA MAIS:
10 maiores proporções de famílias com energia elétrica no Ceará, em 2010: Fortaleza (99,70%), Baixio (99,65%), São Benedito (99,63%), Brejo Santo (99,55%), Groaíras (99,53%), Iguatu (99,53%), Guaraciaba do Norte (99,53%), Jaguaribe (99,53%), Barreira (99,51%) e Horizonte (99,51%).
10
menores proporções de famílias com energia elétrica no Ceará, em 2010: Choró (95,97%), Irauçuba (95,89%), Acaraú (95,75%), Itarema (95,59%), Salitre (95,42%), Amontada (94,96%), Aiuaba (94,86%), Catarina (94%), Granja (92,77%) e Saboeiro (91,10%). Fonte: IBGE/Ipece.
O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-Saboeiro-4
Na casa de quem não tem energia, a água é armazenada em potes (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Poucos municípios como esse sofrem tanto com o problema. Ao todo, existem lá sete comunidades sem energia elétrica, incluindo ainda Passo Fundo, Ninador, Queimadas, Logrador, Paraná e Serra do Papagaio. “Em pleno século 21, isso não podia acontecer. Esse é um serviço básico para a sobrevivência humana”, opina Francisco Bezerra, agente administrativo da Secretaria de Agricultura de Saboeiro.
O cenário já foi pior. Antes do surgimento do Luz para Todos, quase a metade da população de Saboeiro não desfrutava de energia elétrica. Como explica o gestor, cabe à prefeitura fazer o levantamento das comunidades sem o serviço e encaminhá-lo à Coelce, que realiza um estudo topográfico da região. Dependendo da verba fornecida pelo programa, a solicitação é atendida de imediato ou futuramente.
“A energia passa em cima das nossas casas, mas não pode chegar às nossas casas”. Valdir de Oliveira, agricultor de Saboeiro.
“O custo médio [para eletrificação] é relativo, pois deve-se, entre outras questões, conhecer a distância física entre o solicitante e o sistema elétrico da distribuidora”, pontua a assessoria de imprensa da Coelce. “Não é uma obra barata, é fato. Mas é um custo que impede outros gastos lá na frente. Afinal, como se combate o êxodo rural sem oferecer condições dignas de vida no campo?”, questiona Bezerra.
Em 11 anos, já foram investidos R$ 16 bilhões no Luz para Todos. A meta do governo federal é universalizar o fornecimento de energia elétrica no Brasil. Para isso, após a conclusão da 3ª etapa do programa, em dezembro deste ano, será feito um novo estudo para descobrir quem ainda ficou de fora.
O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-Saboeiro-6
Francimar de Oliveira era o único de Serra da Estrela que assistia ao jogo do Brasil com a África do Sul, em março, após ter instalado por conta própria placas de energia solar (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Cansados de esperar, alguns cidadãos vão dando seu próprio jeitinho, algo comum aos brasileiros. Francimar de Oliveira conheceu a energia elétrica numa de suas viagens a São Paulo, onde trabalhou em algumas temporadas na construção civil. Desde 2007, ele não arredou mais o pé de Serra da Estrela, graças ao Bolsa Família. Com suas economias, o agricultor investiu numa tecnologia que a filha ouvira falar na escola. Por R$ 2 mil, o cearense instalou duas placas de energia solar no telhado, em janeiro.
O sistema funciona na base do improviso. A energia passa por fios pela parede e alimenta uma bateria de caminhão. A carga acumulada liga a TV, que a família possuía em casa já havia dois anos, para o dia em que chegassem os postes por tanto tempo esperados. “A gente ainda não tem uma geladeira para realizar o sonho de beber água gelada, mas já dá pra ter um contato com o resto do mundo”, festeja Francimar.
“Em pleno século 21, isso não podia acontecer. Energia elétrica é um serviço básico para a sobrevivência humana”. Francisco Bezerra, agente da prefeitura de Saboeiro.
Torcedor do Fortaleza, sua casa era a única da região que podia assistir ao amistoso do Brasil contra a África do Sul, que ocorreu no dia 5 de março, em preparação para a Copa do Mundo. Na vizinhança, ainda sem saber da novidade pertinho de casa, quem mantém algum contato com futebol precisou se contentar com a narração via rádio de pilha. Francimar, a esposa e os três filhos tiveram o privilégio de ver além de ouvir.
“O dinheiro que gastei é muito para gente pobre como eu, mas não é nada para um governo. Colocar placas dessas aqui na comunidade sairia mais barato do que trazer postes até aqui em cima”, compara o agricultor. Diferentemente de Fortunato, ele sabe o que significa a camisa amarelinha. E poderá vê-la em sua casa pela primeira vez numa Copa do Mundo. Graças à sua própria iniciativa.
(Arte: Tiago Leite)

COPA DO MUNDO ATÉ EM CAFUNDÓ E ESCONDIDO

Duas comunidades de nomes curiosos vão assistir em 2014 a primeira Copa do Mundo pela TV: Cafundó e Escondido, em Choró, no sertão do Ceará.
O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-Cafundo-1
A placa que demarca os R$ 797 mil investidos na obra das comunidades de Cafundó e Escondido, em Choró, está com os valores quase apagados após três anos (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Quem não esquece a primeira Copa do Mundo que viu? Para a maioria, é uma lembrança da infância. Graças ao programa Luz para Todos, em alguns rincões o torneio do Brasil será justamente o primeiro. Dois deles têm nomes bem curiosos: Cafundó e Escondido. Comunidades quilombolas de Choró, a 175 quilômetros de Fortaleza, elas receberam o serviço de energia elétrica há três anos, depois do último Mundial.
O dia 20 de dezembro de 2011 não sai da memória dos moradores. As 35 famílias das duas comunidades do sertão do Ceará, todas com algum grau de parentesco, sempre mantiveram a esperança de que suas noites fossem iluminadas. Os postes vieram do alto, por meio de helicóptero. Só assim foi possível para a Companhia Energética do Ceará (Coelce) executar o projeto de eletrificação do local.
As famílias de Cafundó e Escondido sempre rezaram aos céus para que suas noites fossem iluminadas. Como num milagre, os postes vieram do alto, por meio de helicóptero.
Cafundó e Escondido, como outras comunidades formadas por escravos fugidos, são duas das mais isoladas do país. Para chegar lá, é preciso percorrer 30 quilômetros desde a sede de Choró, sendo 10 quilômetros em estrada carroçável. Depois, é necessário subir uma serra de 680 metros de altitude, a pé, num terreno bastante acidentado. Dependendo do fôlego, essa caminhada morro acima dura de uma a duas horas.
Sem acesso por meio de carro, caminhão ou moto, as comunidades viveram praticamente esquecidas até o século 21. O Bolsa Família e a chegada da energia elétrica ajudaram a frear o êxodo local. Os moradores passaram a contar com uma renda mensal, que complementa o plantio da agricultura de subsistência, e a desfrutar dos prazeres da tecnologia.
Mapa-Fortaleza-Choró
Distância de Fortaleza a Cafundó e Escondido, em Choró: 215 km (Foto: Google Maps)
“A vida aqui melhorou muito. No meu tempo, eu trabalhava um dia inteiro para conseguir uma xícara de açúcar para a garapa deles [água com açúcar, bebida comum entre os pobres do interior do Nordeste]. Hoje, um dia de trabalho rende um saco de açúcar para o leite dos filhos deles”, compara o agricultor Dionísio de Oliveira, de 48 anos, um dos moradores que receberam da Coelce um aparelho de TV.
Não que o acesso a bens de consumo tenha resolvido todos os problemas. A distância de tudo ainda é um empecilho. A escola municipal de Cafundó atende dez crianças no ensino fundamental 1. Os mais crescidos, do fundamental 2, acordam às 3h30 para uma caminhada de duas horas morro abaixo até o distrito mais próximo, Conceição. Já os alunos de ensino médio viajam mais 30 quilômetros de ônibus até a sede de Choró.
“No meu tempo, eu trabalhava um dia inteiro para conseguir uma xícara de açúcar para a garapa dos meus filhos. Hoje, um dia de trabalho rende um saco de açúcar para o leite dos filhos deles”. Dionísio de Oliveira, agricultor de Cafundó.
“Não é à toa o nome. As pessoas vivem escondidas mesmo”, ri José Arimateia da Silva, de 37 anos. Nascido em Cafundó, o ex-agricultor desistiu da vida ao lado dos familiares em 2010. Vendeu a casa a um parente, por R$ 200, e alugou outra na sede de Choró, na época por R$ 70. “Cansei de subir e descer aquilo ali. É muito desgastante. Imagine então o sofrimento de crianças e idosos”, diz o vendedor de picolé.
Apesar do físico mirrado comum aos demais moradores, Teté, como é conhecido, era sempre requisitado para fazer força. Quando alguém fica doente, os familiares ou amigos precisam descê-lo carregado em redes de dormir. “Uma vez, após uma briga, um homem furou outro (esfaqueou). No desespero, desci a serra em 10 minutos para chamar uma ambulância, enquanto levavam ele carregado”, relembra.
SAIBA MAIS:
Custo da obra de eletrificação de Cafundó e Escondido: R$ 797 mil, o equivalente a R$ 22 mil para cada uma das 35 famílias das comunidades. Fonte: Coelce.
O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-Cafundo-3
Até jumentos têm dificuldade de subir e descer a serra das comunidades (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Na base da serra, há uma placa já desgastada que informa o projeto de eletrificação. A obra custou R$ 797 mil ao programa Luz para Todos. Para que pudessem ser carregados por helicóptero, os postes foram fabricados em fibra de vidro. Não há iluminação pública, e, por isso, os clientes, todos de baixa renda, pagam em média R$ 5 por mês. A medição é feita por um dos moradores, que também cuida da escola.
A chegada da energia elétrica garantiu outra benesse dos novos tempos. O uso de telefones celulares, que em certas regiões das comunidades captam sinal da TIM e da Claro – serra abaixo, também é possível telefonar com chip da Oi. O município ainda não dispõe de tecnologia 3G, mas sim a antiga 2G. Quando se está navegando na internet, uma chamada para o telefone derruba a conexão.
“Não é à toa o nome (Cafundó e Escondido). As pessoas vivem escondidas mesmo”. José Arimateia da Silva, nascido no Cafundó, hoje morador da sede de Choró.
Apesar do horizonte aberto pela tecnologia, ainda existe gente sem contato com o exterior da comunidade. O agricultor Antônio Preto, de 74 anos, por exemplo, não faz ideia do que seja seleção brasileira. “Minha vida sempre foi de casa pra roça, da roça pra casa”, justifica. Hoje, porém, ele virou exceção. Quase todos os moradores possuem TV, e quem não tem pretende ver os jogos na casa de algum vizinho.

“A primeira Copa do Mundo que vi foi em 2010. Desci até a comunidade de Fonte Nova. Foram duas horas de ida e mais duas de volta”, relata o agricultor Geane de Oliveira, de 26 anos. “Foi tanto sacrifício que aquele jogo da seleção brasileira foi o único que assisti.” Ninguém merece mesmo. Nem as famílias de Cafundó e Escondido, nem as 242 mil ainda sem energia elétrica no Brasil.
O-Brasil-que-nao-vera-a-Copa-Cafundo-13
O cenário do campinho, rodeado de morros, é um convite a bater bolinha (Foto: Rafael Luis Azevedo)

Morador de Cafundó, Geane Oliveira andou 4 horas para ver jogo em 2010:


Morador de Cafundó, Antônio Preto não sabe o que é Copa do Mundo:


Bastidores da caminhada de 2 horas para subir a serra de Cafundó e Escondido:

Leia Tudo Sobre

PLANTÃO POLICIAL DESTE FINAL DE SEMANA


Independência-Roubo a Pessoa

Nesta sexta-feira, por volta das 10h00min, na localidade de Campos dos Macacos, Zona Rural de Independência-CE, (02) dois indivíduos não identificados, em uma motocicleta, armados, abordaram FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES DA SILVA, 51 anos, residente na Localidade de Boa Dádiva, zona rural de Independência, que andava numa motocicleta, e levaram um celular e a quantia de R$ 9,00, posteriormente tomaram rumo ignorado.

Santa Quitéria:Prisão por Porte Ilegal de Arma de Fogo

Nesta sexta-feira, por volta de 10h35min, foi preso, Francisco Valdenor Pinheiro de Souza,48 anos, residente na Rua Terezinha, Pereiros, Santa Quitéria.  A composição da CP 7251, ao fazer saturação na localidade de Salão, Santa Quitéria, os PMS se depararam com o acusado, portanto uma Espingarda Calibre 28, de Marca Rossi. Foi dado voz de prisão e conduzido para a DPC onde foi feito o flagrante e encaminhado para a cadeia pública desta.

Ipú-Prisão por Infração a Lei Seca

Nesta sexta-feira, por volta da 11hs nas proximidades da Rua PE. Correia, centro de Ipú, foi preso Francisco Marcelo Alves de Abreu, 26 anos, residente na Rua Pe Macário, bairro Alto dos 14 – Eu, por trafegar no Gol, ano 2001, de placa HXD 3631, em visível estado de embriaguês alcoólica.
Pms na VTR 3372 ao presenciarem o condutor do veículo realizando uma manobra perigosa, realizaram uma abordagem no veículo onde foi encontrado 02 frascos de bebida alcoólica, bem como, constataram seu estado de embriaguês, sendo conduzido até a PRE de Varjota-CE para o exame de praxe, tendo dado positivo para embriaguez, sendo encaminhado a Delegacia.


Ipú-Apreensão de Menor

Nesta sexta-feira, por volta da 15hs foi apreendido o adolescente de Iniciais: F.A.P.C, 16 anos, por força de mandado de Busca e Apreensão expedido pelo MM Juiz de direito da Comarca de Ipú, Dr Lucio Alves Cavalcante, o qual responde aos Art. 155 e 157 do CPB, sendo conduzido para 5ª Vara de Fortaleza.

Independência-Apreensão de Objetos Ilícitos

Nesta sexta-feira, por voltas das 16h00min, nos arredores da cadeia pública, foi  apreendido 02 litros e meio de cachaça e 01 celular preto(enrolado em uma esponja), que estavam com o FRANCISCO MOACIR SILVA GALVÃO, 23 anos, residente na COHAB, que estava na garupa da motocicleta Honda Fan 150, cor preta, placa ORP 1678, conduzida pela ANTONIA AURICELIA RODRIGUES GOMES, 32 anos, residente na Rua Pelo Sinal. Os acusados estavam tentando arremessar os objetos para dentro da cadeia, quando foram abordados pela PM e confessaram a tentativa, sendo conduzidos a Delegacia Local para a realização dos procedimentos cabiveis.

Santa Quitéria:Prisão por Infração a Lei Maria da Penha

Nesta sexta-feira, por volta de 16h00min, foi presoAntônio Raylson Santos Silva, 21 anos, residente na Rua Josefa Santana, Arco, Santa Quitéria-CE. O mesmo agrediu com socos e pontapés Maria de Fátima Nascimento Gomes, 21 anos, residente na Rua Francisco Ferreira de Souza, Pedra da Saudade, Santa Quitéria.

Novo Oriente:Prisão por Infração a Lei Maria da Penha e Lesão Corporal

Nesta sexta-feira, por volta das 18h00min, na Rua Otaviano Coelho Ferreira, Açude Oriente, foi preso: RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA, 34 anos, residente no local da ocorrência. Segundo informações repassadas pelas vítimas, genitora e irmã: ANTONIA ROQUE BEZERRA DA SILVA, 58 anos e IRANEIDE BEZERRA DA SILVA, 31 anos, o acusado chegou em sua residência alcoolizado e alterado, agredindo verbal e fisicamente as mesmas, onde acionaram a PM que foi até o local e efetuou a prisão do acusado.

Santa Quitéria:Roubo a Pessoa

Nesta sexta-feira, por volta de 18h00min, foi vítima, Flávia Vaz da Silva, 24 anos, residente na Rua Cel. Antônio Ernesto, Centro, Santa Quitéria, quando conduzia sua moto na Rua de Baixo, percebeu que tinha um indivíduo em outra moto lhe seguindo. A vítima ao parar o veículo foi surpreendida pelo o criminoso que puxou sua bolsa com violência contendo um Celular de Marca Samsung, documento de Habilitação, Cartão de Créditos da Caixa, cartão de conta corrente do Banco do Brasil e um Pen Drive com informações pessoais e trabalhistas, e em seguida tomou rumo ignorado.

Independência-:Apreensão de Veículo Conduzido por Menor

Nesta sexta-feira, por voltas das 22h00min, na BR 226, saída para a Localidade de Brilhante, foi apreendido a motocicleta Honda CG 125 Titan, cor azul, ano 99, placa HWA 1502, que era conduzida pelo menor de iniciais (F.A.S.N.); O menor foi abordado pela a composição da CP-7221.

Crateús:T.C.O por Porte Ilegal de arma Branca

Nesta sexta-feira, por volta das 22h15min, na Rua Vicente Caripino, Cajas, foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil por porte ilegal de arma branca, os menores:
                   (O.B.S.F.) 16 anos,(armado com uma faca);
                   (E.B.O.) 16 anos (armado com um cossosso);
                   (A.R.S.) 15 anos (armado com um cossosso).

Crateús:T.C.O por Porte Ilegal de arma Branca

Nesta sexta-feira, por volta das 22h40min, na Rua Francisco Batista de Sousa, Fátima, preso: JOÃO BATISTA DE LIMA, 49 anos, residente no local da abordagem,(armado com uma faca).

Crateús:Roubo a Pessoa

Neste sábado, por volta das 00h50min, no Posto SP, Fátima I, foram vítimas: EDSON PINHEIRO DE CARVALHO, frentista, 26 anos,(roubaram a quantia de R$ 40,00); ANTONIO RICARDO FIRMINO DA SILVA, 23 anos,(roubaram a CNH, 02 celulares, nokia e LG); e CÍCERO RODRIGUES DE SOUSA, 22 anos,(roubaram a quantia de R$ 100,00 e um celular nokia).Segundo informações repassadas pelas vítimas, dois individuos com capacetes, chegaram a pé e portando facões, anuciaram o assalto, onde após a ação empreenderam fuga em uma motocicleta, tomando rumo ignorado.

Santa Quitéria-Lesão por arma branca

Neste sábado, por volta de 04h00min, sofreu uma lesão a Punhal, MURILO CATUNDA MESQUITA, 24 anos, residente na Rua Androaldo Martins. A vítima relatou que apôs uma discussão o acusado teria se dirigido até seu veículo e de posse de um punhal lesionou a vítima no Ombro, Trapézio, Cotovelo e Frontal e em seguida empreendeu fuga sentido Santa Quitéria ao município de Hidrolândia. De acordo com familiares e a própria vítima, o acusado trata-se de CARLOS ALBERTO MARTINS LIMA, 46 anos, Agente de Endemias, residente na Rua Inácio Alves de Mesquita, Piracicaba, Santa Quitéria. O acusado está foragido.


PIRES FERREIRA-PRISÕES POR INFRAÇÃO AOS ARTIGOS 272 E 171 DO CPB-
Neste sábado, por volta de 06h00min, foram presos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Tianguá: JOSÉ ROBERTO FARIAS FRANCO e FRANCISCO VALDEIRTON MEDEIROS BEZERRA, com eles foram encontrados 86 garrafas de dois litros cheias de energético; 37 litros vazios de energético; 96 litros de whisky black & White; 10 litros de whisky red label; 01 (uma) chave de fenda; 01 (uma) agulha de fogão; 06 (seis) isopores de 33 litros; 03 (três) isopores de 41 litros; 01 (um) isopor de 175 litros; 01 (um) isopor de 27 litros; 13 (treze) selos de whisky; e JEFFERSON XAVIER DE LIMA, residente na Rua Bom Jesus, Bairro Bom Jardim, Fortaleza, com ele foi encontrado uma cédula de R$ 100,00 aparentemente falsificada. Este após realizar uma compra em uma festa que estava ocorrendo na cidade, entregou a nota de R$ 100,00 e o vendedor desconfiou que a nota fosse falsa e chamou a polícia que imediatamente interrogou o mesmo e conseguiu chegar nos demais e nas bebidas. Após o devido procedimento legal, José Roberto Farias Franco e Francisco Valdeirton Medeiros Bezerra foram enquadrados no Art. 272 do Código Penal Brasileiro (CPB) e Jefferson Xavier de Lima foi enquadrado no art. 171 do CPB.

Nova Russas- Roubo

Neste sábado, por volta das 9h00min na Rua Hermenegildo Martins, próximo ao INSS, foi tomado um celular de marca “BLU” da senhora Michele Paiva Albino, 20 anos, residente na localidade de Recanto em Nova Russas. Estava caminhando falando ao celular quando parou uma moto Titan de cor prata não sabendo ela dizer a placa da moto, com dois indivíduos um de capacete e a garupa sem capacete e tomaram seu telefone, sem uso de qualquer palavra e nem usaram nenhum objeto para ameaçar a vítima e saíram tomando sentido ignorado. Até o momento ninguém foi preso.

Nova Russas- Morte por Afogamento

Neste sábado, por volta das 9h30min na Fazenda Macaco, zona rural, vítima:Otacílio Barbosa de Sousa, 30 anos, residente na localidade de Violete em Ararendá. Pescadores da localidade conseguiram achar o corpo que estava submerso.A vítima estava participando de um picnic no local, quando entrou na água não retornando mais. O corpo foi encaminhado ao IML de Sobral.


SANTA QUITÉRIA-ROUBO A PESSOA

Neste sábado, por volta de 15h20min, vítima, JOSÉ AMILTON GOMES DO NASCIMENTO, caminhoneiro, residente no Sítio São José, em Santa Quitéria-Ce. O mesmo informou que trafegava em um caminhão pela CE 257 quando na altura da Fazenda Itu, foi abordado por dois indivíduos, ambos armados quee subtraíram a quantia de R$ 1.000,00; 01 (um) aparelho de som da marca Philips e 01 (um) aparelho celular sem chip. Ao ser abordado foi impelido a deitar-se no chão, enquanto os indivíduos subtraiam seus bens; o caminhão estava sem carga.


Monsenhor Tabosa-Prisão por posse ilegal de arma de fogo

Neste sábado, por volta de 18h00min, foi preso, Erasmo Carlos de Sousa Bento, 25 anos, residente na localidade de Lagoa dos Bentos a 25 km da sede de Monsenhor Tabosa-Ce, o mesmo estava de posse de um revólver Taurus calibre 38, numeração raspada, com 05 cartuchos intactos, que estava debaixo do colchão da cama no seu quarto. O denunciante Erinaldo Bento de Sousa, 49 anos, denunciou o acusado por ele a alguns dias atrás ter disparado um tiro em seu comércio que fica na mesma localidade de Lagoa dos Bentos. A VTR 7241, composta por CB PM Arruda, SD PM André e SD PM Magalhães, conversaram com o acusado que colaborou e entregou o revólver sem nenhum problema sendo que foi dada voz de prisão ao mesmo e o conduziram até a presença da autoridade competente.

Nova Russa-Roubo

Neste sábado, por volta das 18h40min no distrito de Major Simplício, foi roubado em seu comercio, Ivan Peres Martins, 51 anos, residente em Major Simplício. Os dois acusados chegaram de surpresa em uma moto Titan 150,  prata e placa não anotada, aparentando ter idade entre 20 e 25 anos, magros, estatura média e quando a vítima estava no caixa de seu comércio, os dois armados de revólver lhe renderam e levando a quantia de R$ 300,00 em espécie, tomando sentido ignorado. Até o momento ninguém foi preso.


Crateús-PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Neste sábado, por voltas das 22h00min, na Rua Menezes Pimentel, bairro cidade Nova,  foi  apreendido (J.A.R.C.), 16 anos, que portava (01)uma faca tipo punhal, no momento em que foi abordado pela a composição da RD-1211.

Independência-LESÃO CORPORAL POR ARMA DE FOGO

Neste sábado, por volta das 22h00min, na localidade de Iapi, a 36 km da  sede,  foram vítimas: ANTONIO JANISQUELE PEREIRA CHAVES, 23 anos,  residente na localidade de Bispado, zona rural de Independência, lesionado com um tiro no abdômen, socorrido para o hospital São Lucas desta cidade e  encontra-se hospitalizado, e, JOSÉ SÉRGIO DE OLIVEIRA, 33 anos, residente na localidade de Boa Esperança, zona rural de Independência, lesionado com um tiro na perna esquerda abaixo do joelho,  foi conduzido ao hospital da cidade de Independência e passa bem. As vítimas estavam em uma vaquejada realizada na localidade de Iapi, quando o individuo identificado por ALEXANDRE, filho do Joel,  desferiu  (03)três tiros de arma de fogo contra a primeira vítima, vindo atingir a segunda vítima que ia passando no momento dos disparos, que não se sabe o motivo que levou o acusado a tentar contra a vida da primeira vítima. O acusado está foragido.

Independência: DIREÇÃO PERIGOSA

Neste sábado, por volta das 23h40min, na BR 226, preso: ALEX DA SILVA SANTOS, 28 anos, residente na Cruzeta, Pedra Branca, que conduzia a moto Honda/CG 125 em alta velocidade e fazendo manobras de risco, fato presenciado por Pms que fizeram a abordagem do acusado e apreensão da motocicleta, sendo conduzido a Delegacia de Independência-Ce para a realização dos procedimentos legais.

NOVA RUSSAS:CONDUÇÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Neste domingo, por volta das 00hs30min, preso: José Elvis Carvalho do Nascimento, 18 anos, residente na Rua Cornélio Rosa, quando foi flagrado com uma faca tipo peixeira e uma toca ninja, no Parque da cidade. Os policiais Militares, SD Roberto, SD Lucas Braga e SD Siqueira, efetuaram a prisão do indivíduo.

Crateús-LESÃO CORPORAL A FACA

Neste domingo, por volta das 01h00min, próximo a Igreja Imaculada Conceição, foi vítima: LEONARDO GONZAGA VASCONCELOS, 19 anos. Segundo informações, a vítima encontrava-se em um evento na proximidades da Igreja Imaculada, quando um indivíduo identificado apenas como “Luidi” se aproximou da vítima e deferiu golpes de faca(arma branca) lesionando a cabeça da vítima, com(01)uma perfuração, costas com(03)três perfurações e braço esquerdo com(03) perfurações,  sendo socorrida por populares ao Hospital São Lucas. O acusado estas foragido.A vítima se encontra hospitalizada em observação e poderá ser submetida a intervenção cirúrgica.

TAMBORIL: ROUBO E LESÃO CORPORAL À BALA E A CORONHADAS

Neste domingo, por volta das 01h30min, na Localidade de Várzea Grande, zona rural de Tamboril, vítima: GONÇALO RODRIGUES DA SILVA, 37 anos, residente na localidade acima mencionada. E vítima de lesão Corporal a bala JEFERSON BATISTA, 32 anos, residente em Carvalho, zona rural de Tamboril, lesionadocom um tiro na perna direita, e vítimas de lesões corporais por coronhadas de arma de fogo: os senhores RAIMUNDO RIBEIRO, agricultor, 63 anos e EDILSON SOARES DE CARVALHO, 50 anos, ambos lesionados na cabeça. Segundo informações, quatro(04) indivíduos encapuzados e armados em duas(02) motocicletas de caracteristas e placas não anotadas, chegaram no final de uma festa realizada na residência do Sr. Gonçalo, com objetivo de coletar fundos para a construção de uma igreja na localidade de Várzea Grande, onde os indívíduos muitos nervosos e violentos, atiraram na perna do  garçom e lesionaram a coronhadas as duas pessoas acima citadas, tendo os indivíduos roubado todo o apurado da festa ou seja, a quantia de R$ 3.000,00(três mil reais em espécie) logo após tomaram rumo ignorado. Até o momento, ninguém foi preso. As vítima foram socorridas ao hospital de Tamboril , foram medicadas e passam bem.

Crateús-ACIDENTE DE TRÂNSITO

Neste domingo, por volta das 03h00min, na CE-469, próximo ao açude do Governo, uma queda de moto, tendo como vítimas: ISMAEL DA SILVA LIMA, 23 anos, residente na Rua Francisco Mariano, bairro Fátima I, que sofreu uma forte pancada na cabeça, socorrido para o hospital São Lucas desta cidade com suspeita de traumatismo craniano encefálico, e MANOEL LUCIANO MATOS ALVES ROSA, residente na travessa Renato Braga. Sofreu escoriações e suspeita de fratura na clavícula. As vítimas trafegavam na motocicleta HONDA/CBX 250 TWISTER, ano 2008, placa DZO 05078-CE, quando sobraram em uma curva e vieram a cair.

GUARACIABA DO NORTE:HOMICÍDIO A FACA  E PRISÃO DO ACUSADO

Neste domingo, por volta das 03h20, no sítio Limoeiro dos Pompeus em Guaraciaba, foi preso: FRANCISCO ANTONIO ALVES DE SOUSA, 23 anos, residente no Beco dos Lemos, no sítio Sussuanha em Guaraciaba, que já responde a lesão corporal a faca e estava foragido da cadeia publica de Guaraciaba desde julho de 2013. Foram vítimas 1ª JEFERSON DA SILVA SOUSA, residente no sítio Morrinhos Novos em Guaraciaba, que teve uma lesão no pé;  segunda vítima: FRANCISCO WALLAS CORREIA LEITÃO,17 anos residente no sítio Morrinhos Novos em Guaraciaba.Segundo os PPMM, CB Roberto e CB Marcos, vítimas e suspeito eram desafetos e estavam em um bar no local acima citado, quando entram em vias de fato, e o suspeito  deferiu o golpe no tórax da vítima que foi socorrido para o hospital de Guaraciaba vindo a Óbito, e a outra vítima teve uma lesão no pé, populares ligaram para a policia, que foi ao local e prendeu o suspeito, que foi conduzido até a DPC de Tianguá onde foi autuado no Art. 121 e 129 do CPB, ficando a disposição da justiça.

Nova Russas-Arrombamento seguido de furto

Neste domingo, por volta das 04h00min na Rua Hermenegildo Martins, na residência de Carlos André Coelho da Silva, 25 anos. Indivíduos quebraram a porta da casa e furtaram, (01) TV LCD de 22 polegadas marca LG e (01) DVD de marca Britânica. A vítima estava viajando, e quando chegou já encontrou sua casa arrombada. 


TIANGUA:SUICÍDIO POR ARMA DE FOGO

Neste domingo, por volta das 04h20, no bairro Dom Timóteo, vítima: FRANCISCO JONATAN ALVES SILVA, 16 anos, residente no bairro acima citado.
Segundo a companheira a vítima: Alexandra Alves do Nascimento, 15 anos. “A vítima estava com uma arma de fogo, e num determinado momento, passou a realizar roleta russa, dizendo que ia atirar em si próprio, momento em que a arma disparou,acertando seu peito esquerdo” coração”, sendo socorrido para o hospital local, mas veio a óbito. A arma, um revolver 32, de marca Taurus, com capacidade para 06 tiros, com uma munição intacta e outra deflagrada, sabe se que sua genitora também estava no local. A vítima tinha passagem na polícia por assalto e roubo.


NOVA RUSSAS:CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Neste domingo, por volta das 05h50min no distrito de Moringue em Nova Russas,  foi preso por conta de um mandado de prisão expedido pelo Juiz de Direito Sérgio Augusto Furtado Neto Viana titular da comarca do fórum de Monsenhor Tabosa e respondendo pela 1ª Vara de comarca de Nova Russas, a pessoa de nome Antonio Xavier Sousa Silva, 21 anos, residente em Nova Russas. Mandado este que consta a regressão cautelar do regime semi- aberto para o regime fechado, responde ao ART. 157 do CPB. Foi recolhido a cadeia Pública de Nova Russas.


CRATEUS:APREENSÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Neste domingo, por volta das 07h30min, em frente ao bar do Diassis Custódio, após uma abordagem feita pela a composição da RD-1213, foi conduzido a Delegacia: ANTÔNIO DOMINGOS SILVA DUTRA, 33 anos, residente a Rua Coronel Tobias, bairro São José, Crateús. E por volta das 13h20min, na Rua Gentil Barreiras, após uma abordagem feita pela a composição da RD-1211, foi conduzida a Delegacia Regional, por portar arma branca (faca) a pessoa de ANTONILDE BATISTA RIBEIRO, 37 anos, residente a Rua Isauro Machado, bairro Fátima I, Crateús. 


CRATEUS:ROUBO EM IGREJA

Neste domingo, por volta das 08h20min, na Rua 21 de Abril, Cidade Nova, na Igreja da Imaculada Conceição, vítima: EDIVALSON MARQUES BATISTA, 73 anos, residente na Rua do Cruzeiro, quando um indivíduo que rondava o local, aproveitou-se da bondade de uma senhora que também é colaboradora e a solicitou que abrisse as portas da Igreja para o mesmo, que logo após ter acesso ao interior arrombou os 02 (dois) cofres que lá existem levando todo o dinheiro arrecadado no dia anterior oriundo de doações feitas por fiéis, que não se sabe informar o valor exato do dinheiro furtado, que apenas foi possível identificar o acusado por ser irmão de um indivíduo conhecido por “Jussé” e que o mesmo fugiu tomando rumo ignorado, que na fuga foi abandonado no local 01(uma) arma branca (tipo peixeira), 01 (um) ventilador FAET e 01 (uma) extensão de energia elétrica, que os policiais encaminharam os produtos citados até a DRPC de Crateús.O acusado está foragido.


CROATÁ:PRISÃO POR LESÃO CORPORAL A FACA

Neste domingo, por volta das 11h00, no Distrito Betânia, foi preso, Francisco Wagner Rocha Nobre, 23 anos, residente na Rua Francisco Cafagé, no Distrito Betânia. A vítima: Deuzimar Araújo Ribeiro, 30 anos, residente no Distrito Betânia no Croatá. O fato é que o suspeito do crime e a vítima estavam bebendo em um bar, entraram em discussão, vias de fato e em dado momento o suspeito pegou uma faca que utilizava para cortar os petiscos sobre a mesa e desferiu dois golpes lesionando o abdômen da vítima e em seguida evadiu do local. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal local e em seguida ao Hospital Santa Casa de Misericórdia em Sobral. A vítima não corre risco de morte. Os PPMM fizeram diligências e conseguiram prender o suspeito.Vítima e acusado não possuem antecedentes criminais.


TAMBORIL:PRISÃO POR LESÃO CORPORAL A FACA

Neste domingo, por volta das  11h30min, na Localidade de Monte Sinai, Distrito de Tamboril-CE, foi vítima de lesão corporal a faca: JOÃO PAULO DA ROCHA PEREIRA, 28 anos, residente no local da ocorrência. Acusado: SEBASTIÃO GOMES FILHO, 63 anos, residente na fazenda do Zezé, próximo a Localidade de Sucesso,Tamboril. Fato deu-se após uma discussão banal; onde acusado investiu contra a vitima e a lesionou com 02 (dois) golpes de faca, um no braço esquerdo e outro na altura do abdômen, sendo socorrido ao Hospital Municipal de Tamboril-CE e transferido imediatamente ao Hospital Regional de Sobral-CE, onde se encontra em situação estável; A PM diligenciou e conseguiu prender o acusado ainda portando a arma branca utilizada no cometimento do delito (faca do tipo peixeira).

CRATEUS:PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA, AMEAÇA, DESACATO E RESISTÊNCIA

Neste domingo, por volta das 14h50min, na Rua Pedro II, próximo ao Colégio Indígena, foi conduzido a Delegacia: FRANCISCO VAGNER DE SOUSA VIEIRA, 37 anos, residente a Rua Pedro II,  bairro Fátima II. Foram vítimas de ameaça por parte do referido as pessoas: ELIENE RODRIGUES ALENCAR, 37 anos e EDILENE RODRIGUES ALENCAR, 30 anos. A ocorrência foi atendida pela composição da RD-1211. Segundo informações dos PPMM quando estes chegaram ao local da ocorrência depararam-se com o acusado portando duas armas branca (facas), que o mesmo proferia palavras de baixo calão os desacatando,  que também os ameaçava a todo instante com as armas, resistindo a entregar-se, sendo necessário a utilização da força proporcional para cumprimento da prisão, sendo finalmente contido e encaminhado juntamente com as armas à DRPC de Crateús-CE para a feitura dos devidos procedimentos cabíveis.

CRATEUS:PRISÃO POR ESTUPRO

Neste domingo, por volta das 16h30min, na Rua Firmino Rosa, na Vídeo Game Locadora (VGL), foi preso acusado de estupro: RAFAEL SOARES DIAS, atendente, 24 anos, residente a Rua Delmiro Gouveia, bairro São José; tendo como vítima a menor (M.L.O.V.) 15 anos, residente no bairro Cidade Nova. Segundo informações da vítima, esta haveria sido estuprada pelo acusado por volta das 13h00min no interior da Vídeo Game Locadora (VGL). Que após tomar conhecimento do fato, todo o policiamento de serviço se mobilizou com o objetivo de prender o acusado, e após obter sucesso nas diligências conduziram acusado e vítima até a DRPC de Crateús-CE para a feitura dos devidos procedimentos cabíveis.

CRATEUS:PRISÃO POR INFRAÇÃO A LEI MARIA DA PENHA

Neste domingo, por volta das 16h50min, na Rua Coronel Tobias, Bairro São José, foi preso: FRANCISCO ANTÔNIO SERAFIM DE MORAIS, 24 anos. Sendo vítima, sua companheira ISABEL CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS, 33 anos, residente no mesmo endereço do acusado. Segundo informações da vítima, esta sofreu agressões físicas por parte do acusado.

PEDRA BRANCA:ROUBO AO POSTO DE GASOLINA

Neste domingo, por volta das 20h30, no Posto Leandro 2, localizado na Rua Sabino Vieira Cavalcante, onde segundo o frentista, Sebastião Almeida de Araújo, 28 anos, informou aos PMs, que 01 indivíduo sozinho, em uma moto preta, de capacete, armado com um revólver, chegou próximo e pediu todo o dinheiro do caixa,  a quantia aproximada de R$ 400,00 reais e em seguida, fugiu tomando rumo ignorado,Até o momento, o acusado não foi preso.


PEDRA BRANCA:ROUBO A MOTOCICLETA

Neste domingo, por volta das 21h, na Rua Sebastião Pinto de Melo, vítima: Antônio Tiago Rodrigues Pinheiro, 23 anos, residente no Sítio Ipueiras, zona rural de Piquet Carneiro, que estava com sua namorada na frente da casa dela, quando chegou 02 indivíduos em moto preta, ambos de capacetes com viseiras escuras, e armados com revolveres, pediram a chave e levaram sua moto Honda CG Titan 150, de placa OCT 4856, ano 2011, em seguida fugiram tomando rumo ignorado.Ninguém foi preso.

COM INFORMAÇÕES DO CPI/7º BPM.

DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.