quinta-feira, 12 de abril de 2012

MILAGRES-CE: ESTÁ FORAGIDO O SECRETÁRIO ACUSADO DE ATIRAR EM PREFEITO

Prefeito baleado
O prefeito de Milagres, cidade no sul do Ceará, Hellosman Sampaio de Lacerda (PMDB), foi alvo de um atentado e foi baleado no peito na tarde desta quinta-feira (12), de acordo com a Polícia Civil da cidade. Segundo policiais, o crime ocorreu por volta de meio-dia, no interior da casa do prefeito.
 
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito é um secretário da cidade e ex-aliado político do prefeito. Segundo informações preliminares da polícia, o secretário teve um "desentendimento político" e foi aconselhado pelo prefeito a não se candidatar à Câmara dos vereadores da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, o secretário suspeito de ter atirado no prefeito foi visto saindo da residência de Hellosman com uma arma na mão após os disparos.
Acusado.
O suspeito disparou dois tiros e um deles atingiu o prefeito Hellosman. De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar Hermano Macedo, a polícia faz buscas pelo suspeito, que está foragido. O prefeito foi atendido no hospital municipal de Milagres e em seguida transferido para o hospital de Barbalha.
De acordo com o hospital de Barbalha, o prefeito fará uma cirurgia de remoção da bala, que ficou alojada no peito, e não corre o risco de morrer.

STJ NEGA HABEAS CORPUS A PREFEITO DO IPU PARA NÃO SER PRESO

O Prefeito do Município de IPU, Henrique Sávio Pereira Pontes, ex-deputado Estadual ingressou com HABEAS CORPUS preventivo perante o STJ – Superior Tribunal de Justiça, o HC impetrado (HC-238671), foi distribuído para sexta turma, e tem como relator o Ministro Sebastião Reis Junior, que despachando o pedido no final da tarde de ontem dia (11/04), negou a requerida, e solicitado ao TJ – CEARÁ, informações sobre o pedido ajuizado.
 
O HC impetrado, foi em consequência do pedido de Prisão Preventiva feito pelo Ministério Público Estadual, através da PROCAP, contra o mesmo, após a conclusão do INQUÉRITO Nº 38674-59.2010.8.06.0000/0, que tem como relator o DESEMBARGADOR Francisco Darival Beserra Primo, que se encontra com o pedido para ser examinado.

ENTREGA DE EXAMES EM CONCURSO DA PMCE É PRORROGADA.

A Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) decidiu prorrogar a entrega do exame toxicológico, requisito que integra a segunda etapa do concurso da Polícia Militar do Ceará. 
 
Agora, os candidatos que não conseguirem os resultados deste teste em tempo hábil para ser apresentado entre os dias 20 e 25 de abril, data marcada para a etapa de inspeção de saúde, poderá apresentar o exame "no momento da entrega dos recursos contra o resultado provisório da inspeção de saúde, nos locais, datas e horários a serem definidos oportunamente".

A decisão vem ao encontro de reivindicações dos candidatos que questionavam, conforme informou, com exclusividade, o Diário do Nordeste Online, o curto prazo para a realização do teste, cujo resultado demora entre 15 e 20 dias úteis para ficar pronto. A grande demanda gerada pelos três mil aprovados na primeira fase gerou filas de espera nos laboratórios credenciados para a realização do exame. 

Anteriormente, a Cespe/UnB havia informado que o candidato que não apresentasse qualquer um dos exames laboratorias durante a inspeção de saúde seria eliminado. Entretanto, a organizadora reforça que os demais exames médicos e odontológicos exigidos deverão ser entregues nos locais, datas e horários previstos no edital.

Dificuldade

Tumultos e reclamações vinham ocorrendo desde o dia 26 de março nos laboratórios credenciados, onde candidatos chegaram a dormir em filas em busca de senhas para a realizaçao do exame, devido ao curto prazo estabelecido.

Da data em que a Cespe divulgou o resultado das provas objetivas e convocou os aprovados (26 de março) até o primeiro dia da entrega dos exames (20 de abril), contava-se 21 dias, incluindo os sábados, o que complicava a situação dos concorrentes.

Atendimento

Segundo a Psychemedics, responsável pela realização dos exames toxicológicos, dos 3 mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso para PM do Ceará, aproximadamente 1.050 já  conseguiram realizar o teste, obrigatório para a próxima etapa. 

A empresa atendeu nos laboratórios LCC, CAC, Emílio Ribas, Clínico do Ceará (Fortaleza) e no ITALAP (Itapipoca). O exame consegue detectar se, nos últimos três meses, o candidato usou drogas lícitas ou ilícitas como: heroína, maconha, crack, LCD, êxtase, remédios de regime. O teste consegue também informar a quantidade usada de droga no período. 

Caminhão do Cidadão visita sete municípios cearenses até o final de abril

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, disponibiliza o Caminhão do Cidadão para sete municípios ainda neste mês de abril. As cidades de Salitre (de 12 a 15 de abril), Forquilha (de 12 a 15 de abril), Palmácia (de 15 a 22 de abril), Massapê (de 11 a 14 de abril), Russas (de 17 a 20 de abril, no distrito de Jardim São José), Boa Viagem (de 22 a 27 de abril) e Maranguape (dias 26 e 27 de abril) terão a prestação de serviços para a retirada gratuita de documentação civil (SPC e RG).

Na Fortaleza, neste sábado (14), o Caminhão do Cidadão presta serviços à comunidade no bairro Colônia (Rua Dona Mendinha  S/Nº - Praça Chico dos Ovos), de 8 horas às 14 horas. As comunidades indígenas Pitaguari e Tapebas também terão a oportunidade de retirar o registro civil e o CPF neste fim de semana nas Escola Indígena Marcelino Alves de Matos (Aldeia Sobradinho) e Escola Indígena Narcísio Ferreira Matos (Aldeia Lagoa dos Tapebas). O atendimento acontece neste sábado (14), de 8 horas às 12 horas.

Para solicitar a emissão de RG, é necessário comparecer à unidade móvel portando uma foto 3x4 e a certidão de nascimento (original e cópia). Já para CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos), RG ou certidão de nascimento (original e cópia).
 

Mega show de forró "beneficente" acontecerá em Santa Quitéria.

A A3 em parceria com a Prefeitura de Santa Quitéria promoverá um show beneficente para as famílias carentes de Santa Quitéria, programado para acontecer dia 09/05 quarta-feira. O evento será realizado no Parque de Exposição.
O ingresso para os shows , com produção da A3 terá a frente o empresário quiteriense Isaías Duarte, será 2 kg de alimento não perecível.
Estão confirmadas as participações e a seqüência de apresentações das bandas: Forró do Muido – Caviar com Rapadura – Solteirões do Forró - Pé de Ouro e faltando encaixar Aviões do Forró.
De acordo com o prefeito Chagas Mesquita em comunicado publicado em rede social, o evento não terá nenhum custo para a prefeitura, ”E um presente do Isaías e A3 com uma única finalidade de arrecadar alimentos para os nossos irmãos quiterienses, que será transformada em cestas”.

Em Um Jogo Sensacional O Emelec Vence O Olimpia Por 3 A 2 E Elimina O Flamengo Da Libertadores.


Capturar15 300x192 Em um jogo sensacional o Emelec vence o Olimpia por 3 a 2 e elimina o Flamengo da Libertadores.
Em um jogo emocionante o Emelec venceu o Olimpia por 3 a 2, em uma cobrança de escanteio, Luis Quiñonez sobe mais alto e testa para o fundo da rede. Com nove pontos, o Emelec está classificado para as oitavas de final da Taça Libertadores. O Flamengo fica em terceiro e está eliminado, junto com o Olimpia.
O Flamengo mesmo vencendo o Lanús por 3 a 0 foi eliminado, com certeza, aquele empate com o Olimpia em 3 a 3 depois de estar vencendo por 3 a 0 foi o maior causador desta eliminação.

Mesmo mostando um futebol superior ao do Paraná, o Ceará não saiu do empate em 2 a 2 na noite desta quarta-feira (11) no Presidente Vargas com o time

Mesmo mostando um futebol superior ao do Paraná, o Ceará não saiu do empate em 2 a 2 na noite desta quarta-feira (11) no Presidente Vargas com o time paranaense. Para o Ceará, os gols foram marcados por Felipe Azevedo, aos 11 minutos da primeira etapa, e Romário, aos 34 do segundo tempo. Os atletas Nilson e Luisinho balançaram as redes a favor do time visitante.
 
Com esse placar, o time do Paraná Clube tem a vantagem do empate, até 2 a 2, no jogo de volta, que acontece na próxima quarta-feira (18).
 

Grupo esquartejou mulheres e comeram carne das vitimas em Garanhuns(PE)

O trio suspeito de assassinar duas mulheres em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, pode estar envolvido em pelo menos mais dois assassinatos.
 
As revelações foram feitas na manhã desta quinta-feira ao delegado Wesley Fernandes Oliveira durante os depoimentos dos suspeitos: Jorge Negromonte, Isabel Pereira e Bruna Cristina de Oliveira da Silva. A última, teria revelado hoje sua verdadeira identidade.

Até ontem, ela utilizava o nome de Jéssica Camila, que na verdade seria mais uma vítima, assassinada no ano de 2008 em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Acredita-se ainda que a criança de cinco anos que morava com a família, seria filha de Jéssica, que teve o corpo enterrado no quintal da casa onde os assassinos moravam em Olinda e os ossos removidos para um terreno baldio depois que o trio se mudou para a Paraíba.


Ainda durante os depoimentos, o trio disse fazer parte de uma seita anti- capitalista que combatia a procriação e por isso assassinava apenas mulheres. Eles confirmaram ainda que, além de matar, esquartejar e enterrar as vítimas, comiam a carne dos corpos e faziam com que a criança também se alimentasse dos restos humanos, praticando canibalismo.


A polícia do Rio Grande do Norte investiga a participação dos suspeitos na morte de mais uma mulher naquele estado.
O caso começou a ser desvendado ontem, depois que a polícia encontrou os corpos de Giselly Helena da Silva, de 31 anos, e Alexandra Falcão da Silva, de 20. Na casa onde moravam os suspeitos, Jéssica de 22 anos,, ambos de 51 anos, e onde foram localizados os cadáveres esquartejados e enterrados no quintal, também foram encontrados um livro e um caderno onde os assassinos praticamente fazem uma confissão escrita de próprio punho.
 

VICE QUE ASSUMIU PREFEITURA DE GRANJA PODE SER CASSADO EM 30 DIAS

Por 7 votos a 3, em sessão realizada na quarta-feira (11), com o plenário lotado, a Câmara de Vereadores da cidade de Granja aprovou um pedido de abertura de processo político-administrativo, feito pela Professora Ana Cristina Batista de Araújo Sousavisando a cassação do mandato do Prefeito Hélio Fontenele, sob alegação de ato de improbidade administrativa, praticada quando o mesmo ainda era vice-prefeito. Na época o prefeito era Esmerino Arruda, que renunciou ao cargo no último dia 04 de Abril. 
 
Com pouco mais de 7 dias em sua nova função, Hélio Fontenele corre o risco de nem chegar a receber o primeiro salário como prefeito de Granja. Acontece que, segundo o regimento interno do legislativo, Hélio terá 10 dias, a contar de ontem, para apresentar sua defesa. Depois disso a comissão processante ouvirá as testemunhas, seguido das alegações finais e procederá o julgamento em plenário.
 
 Segundo informações obtidas pelo blog, isso levará, no máximo, 30 dias. A denúncia mais grave que motivou o pedido de cassação, diz respeito ao uso de recurso federal do FUNDEB a perfuração de poços profundos. No caso de cassação, assumirá o cargo de prefeito de Granja, o Presidente da Câmara, Vereador João Turé. Diante de toda essa situação, fica mais do que explicado que a saída pela tangente de Esmerino Arruda nada tem a ver com "cuidar dos netos", e sim, pra cuidar de si mesmo, deixando o abacaxi enrolado com arame farpado para quem foi eleito junto com ele, sabendo que seria convocado para assumir somente em momentos assim.

SEGUNDO O CNJ, CEARÁ NÃO CONSEGUIU CUMPRIR METAS DO JUDICIÁRIO PARA 2011

Apenas quatro tribunais estaduais cumpriram integralmente as metas nacionais do Poder Judiciário para 2011 de acordo com relatório divulgado na quarta-feira (11) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Ceará não faz parte da lista que conta apenas com os estados de Sergipe, Roraima, Paraná e Amazonas.
 
Os índices foram criados em 2009 com o objetivo de acabar com o estoque de processos e reduzir as taxas de congestionamento nos tribunais.
 
As metas de nivelamento envolvem o julgamento dos processos recebidos no ano passado e mais uma parcela do estoque acumulado ao longo dos anos, além da criação de audiências por meio audiovisual e da implantação de gestão estratégica e de programas de esclarecimento ao público sobre as atividades judiciárias.
 

MUNDO ESTÁ EM ALERTA DEVIDO AO LANÇAMENTO DE SATÉLITE PELA COREIA

A decisão do governo da Coreia do Norte de lançar um satélite ao espaço na direção do Japão e da Coreia do Sul, a qualquer momento de hoje (12), provoca reações nos dois países e também na Europa e nos Estados Unidos. Apesar de os norte-coreanos negarem que o satélite tenha fins militares e nucleares, os líderes internacionais consideram o lançamento uma ameaça à segurança da comunidade estrangeira.
 
Para os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, Itália e o Canadá, que integram o G8, a decisão dos norte-coreanos representa uma violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O ministro das Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba, reiterou que o conselho exigiu da Coreia do Norte a renúncia aos testes nucleares e de mísseis.
 
Em março, as autoridades da Coreia do Norte anunciaram a decisão de lançar o satélite de observação para fins civis. O satélite de longo alcance denominado Unha-3, segundo os norte-coreanos, tem o objetivo de monitorar as regiões em volta do país. A Coreia do Norte é um dos regimes políticos mais fechados do mundo e está isolado das demais nações.

Codigo Penal: Enriquecimento ilícito poderá levar à prisão


Clique para Ampliar
Ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), há seis meses comanda os trabalhos de reforma do Código Penal
FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Grupo que elabora o anteprojeto de reforma do Código Penal tem dificuldade para punir crimes de corrupção
Rio de Janeiro
    No mesmo cenário onde se desenvolve o mais recente escândalo nacional, um grupo de juristas tem a tarefa de decidir, até o fim do mês, se os crimes contra a administração pública devem ser considerados hediondos e se o enriquecimento ilícito merece pena de prisão.
 
    São estas as derradeiras polêmicas da comissão criada pelo Senado, em 2011, para elaborar o anteprojeto de Reforma do Código Penal. Apesar da pressão pública pelo endurecimento da lei, ainda não há consenso sobre o assunto.
 
    O trabalho deve estar pronto até 25 de maio, quando será entregue à apreciação do Senado. A dúvida sobre a melhor forma de punir a corrupção, o peculato e a dilapidação do patrimônio público, porém, não significa que os juristas pretendam uma lei branda e tolerante.

Oposição quer comandar CPI do Cachoeira

Líderes da oposição brigam para conseguir ficar com algum cargo de comando na CPI que vai investigar as relações políticas do empresário Carlos Cachoeira, preso sob acusação de explorar o jogo ilegal.
A intenção é que ou DEM ou PSDB fique com presidência ou relatoria na comissão. A tradição no Congresso, no entanto, é que as maiores bancadas fiquem com esses cargos. Por essa lógica, o PMDB do Senado ficaria com a presidência e o PT na Câmara com a relatoria.
Durante o dia, líderes discutiram o texto a ser apresentado para os trabalhos da CPI. O documento deve obter apenas o objetivo sucinto das investigações, mas ele já causa polêmica. Alguns deputados defendem que se limite as ligações do empresário com congressistas.
 

Ministério Público das Contas quer saber quem ganha no Ceará acima do teto

O Governo do Estado terá que informar quem ganha acima do teto remuneratório. Quem faz esse pedido é o Ministério Público de Contas (MPC), que interpôs Representação no Tribunal de Contas do Estado, no início deste mês. O MPC quer um levantamento completo das autoridades dos três poderes para identificar pagamentos a servidores públicos do Estado acima do teto.
Segundo os procuradores do MPC Gleydson Alexandre e Rholden Botelho Queiroz, a renda oriunda de salários, subsídios, aposentadorias, pensões e outras formas de remuneração dos servidores públicos não pode ultrapassar o teto estabelecido no art. 37, XI da Constituição Federal de 1988.
Em 2003, o Congresso estabeleceu que o limite de remuneração do funcionário público estadual é de 90,25% do salário dos ministros do STF, o que corresponde, atualmente, a R$ 24.117,62.
A limitação se aplica, também, aos pagamentos decorrentes de poderes ou esferas do Governo distintas. O prazo para o envio dos dados pelas autoridades dos três poderes será estabelecido pelo TCE. “Já recebemos algumas denúncias, então o receio é que o numero de servidores recebendo (acima do teto) seja maior ainda”, declara Alexandre.
Em caso de constatação de pagamentos acima do teto, o MPC requisitará a correção dos gastos ao TCE-CE. Alexandre afirma que a intenção do MPC é que os valores recebidos acima do teto sejam ressarcidos aos cofres públicos.
 

STF legaliza por 8 a 2 aborto de fetos anencéfalos

Ricardo Lewandowski votou contra a legalização do aborto
Nem mesmo o forte apelo da Igreja Católica foi suficiente o bastante para sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabaram, em sua maioria, votando a favor da legalização do aborto de feto anencéfalo (sem cérebro).
O assunto aguardava análise da Corte Suprema há oiro anos, e por 8 votos a 2 os ministros decidiram que agora as gestantes poderão interromper a gestação em caso de gravidez de feto anencéfalo.
Votaram na tarde da última quarta-feira (11), o ministro e relator do processo Marco Aurélio Mello, a ministra Rosa Weber, o ministro Joaquim Barbosa, o ministro Luiz Fux, a ministra Carmen Lúcia, o ministro Ricardo Lewandowski, o ministro Carlos Ayres Britto, o ministro Gilmar Mendes, o ministro Celso de Mello e o ministro Cezar Peluzo, os 11 que compõem o STF.
O ministro Dias Toffoli se declarou impedido de participar do julgamento por ter participado do processo enquanto era advogado-geral da União e ter emitido parecer a favor da legalidade da interrupção da gravidez nos casos de fetos sem cérebro.

 

Senador que defendeu Pastor Silas Malafaia volta a contrariar o PT e se encontra com Valdemiro Santiago para dar apoio.

Recentemente o senador petista Lindbergh Farias declarou apoio ao apóstolo Valdemiro Santiago diante das denúncias exibidas pela Rede Record, presidida por Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. A atitude do senador fez com que ele fosse criticado por outros membros do PT, partido que é apoiado pela Igreja Universal.
Agora, o senador se opõe novamente ao partido e sai em defesa do pastor Silas Malafaia, que está sendo processado por se manifestar contra os organizadores da 15ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo.
Durante um culto na sede da Igreja Mundial do Poder de Deus no Rio, Farias discursou declarando: “Eu venho como senador da República lhe trazer a mensagem de que o Estado do Rio de Janeiro apoia este ministério. Venho também lhe trazer solidariedade, em meu nome e em nome da minha esposa, Maria Antônia, e dos meus filhos, Luiz e Beatriz, sendo que em julho vem aí mais uma menininha, a Marina. Eu sei o quanto é difícil suportar quando atingem a nossa família com difamações. O senhor saiba que eu e o deputado federal Francisco Floriano estaremos em Brasília com a presidente Dilma, lutando por esta obra”.
O deputado federal Francisco Floriano (PR/RJ), também estava no culto que contou com a participação de uma multidão de fiéis que lotava o prédio e também o estacionamento e calçadas, e era também transmitido pela Rádio Mundial AM 1180 e pela internet.
Floriano entregou ainda, durante o culto, uma lista com a assinatura de 126 deputados federais que apoiam Valdemiro Santiago e os trabalhos de sua igreja.

Descubra a origem das expressões, tirar o cavalo da chuva, acabar em pizza, casa da mãe Joana e outras mais


Às vezes nos perguntamos de onde vêm algumas expressões idiomáticas e não sabemos se trata de uma expressão usada só no Brasil ou também no Mundo. Eis algumas delas e de onde surgiram. Boa diversão.
- Acabar em Pizza
Uma das expressões mais usadas no meio político é “tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido.
O termo surgiu por meio do futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, durante 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam com muita fome.Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas grandes. Depois disso, simplesmente foram para casa e a paz reinou de forma absoluta. Após esse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, fez a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante o termo pegou.
 - Casa da Mãe Joana
A expressão se deve a Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382. Em 1346, a mesma se refugia em Avignon, na França. Aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar.” Transposta para Portugal, à expressão “paço-da-mãe-joana” virou sinônimo de prostíbulo. Trazida para o Brasil, o termo paço, por não ser da linguagem popular, foi substituído por casa. Assim, “casa-da-mãe-joana” passou a servir para indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde impera a desordem e a desorganização.
 - Dar com os burros N’Água
A expressão surgiu no período do Brasil Colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café precisavam ir da região Sul a Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas e muitos morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue obter sucesso.
- De mãos abanando
Na época da intensa imigração no Brasil, os imigrantes tinham que ter suas próprias ferramentas. As “mãos abanando” eram um sinal de que aquele imigrante não estava disposto a trabalhar. A partir daí o termo passou a ser empregado para designar alguém que não traz nada consigo. Uma aplicação comum da expressão é quando alguém vai a uma festa de aniversário sem levar presente.
 - Dor-de-cotovelo
A expressão “dor-de-cotovelo”, muito usada para se referir a alguém que sofreu uma decepção amorosa tem sua origem na figura de uma pessoa sentada em um bar e com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor. De tanto o apaixonado ficar com os cotovelos apoiados sobre balcão, os mesmo deveriam doer. Esta é a ideia por trás desta expressão.
 - Entrar com o Pé Direito
A tradição de entrar em algum lugar com o pé direito para dar sorte é de origem romana. Nas grandes celebrações dos romanos, os donos das festas acreditavam que entrando com tal pé, evitariam agouros na ocasião da festa. A palavra “esquerda” significa do latim, sinistro, daí já fica óbvio a crença do lado obscuro dos inocentes pés esquerdos. Foi a partir daí que a crença se espalhou por todo o mundo.
 - Fazer nas coxas
A expressão “fazer nas coxas” surgiu na época da colonização brasileira. As telhas usadas nas construções da época, feitas de barro, eram moldadas nas coxas dos escravos. Assim, algumas vezes ficavam largas, outras vezes finas, nunca com um tamanho uniforme. Foi desta forma que surgiu a expressão, utilizada para indicar algo mal feito.
- Fazer Vaquinha
A expressão “fazer vaquinha” surgiu na década de 20 e tem sua origem relacionada com o jogo do bicho e o futebol. Nas décadas de 20 e 30, já que a maioria dos jogadores de futebol não tinha salário, a torcida do time se reunia e arrecadava entre si um prêmio para ser dado aos jogadores. Esses prêmios eram relacionados popularmente com o jogo do bicho. Assim, quando iam arrecadar cinco mil réis, chamavam a bolada de “cachorro”, pois o número cinco representava o cachorro no jogo do bicho. Como o prêmio máximo do jogo do bicho era vinte e cinco mil réis, e isso representava a vaca, surgiu o termo popular “fazer uma vaquinha”, ou seja, tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um fim específico.
- Guardado a sete chaves
No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de joias e documentos importantes: um baú que possuía quatro fechaduras. Cada uma destas chaves era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto, eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado em razão de seu valor místico, desde a época das religiões primitivas. Foi assim que se começou a utilizar o termo “guardar a sete chaves” para designar algo muito bem guardado.
- Jurar de Pés Juntos
A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado até dizer a verdade. Até hoje, o termo é empregado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.
- Lágrima de Crocodilo
Quando dizemos que uma pessoa está chorando “lágrimas de crocodilo”, estamos querendo dizer que ela está fingindo, chorando de uma forma falsa. Tal expressão, utilizada no mundo inteiro, veio do fato de que o crocodilo, quando está devorando suas presas, faz uma pressão muito forte sobre o céu da boca e estimula suas glândulas lacrimais, dando a impressão de que o animal está chorando. Obviamente, o animal não “chora”, por isso surgiu à expressão popular.


- Motorista Barbeiro
No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também tiravam dentes, cortavam calos, entre outras coisas. Por não serem profissionais, seus serviços mal feitos eventualmente geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço ruim passou a ser atribuído ao barbeiro, por meio da expressão “coisa de barbeiro”. Este termo veio de Portugal, contudo, a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista é tipicamente brasileiro.
- OK
A expressão inglesa “OK” (okay), mundialmente conhecida para significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante o conflito, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam em uma placa “0 Killed” (nenhum morto), expressando sua grande satisfação. Foi assim que surgiu o famoso “OK”.
- Onde Judas perdeus as botas
A expressão “onde Judas perdeu as botas” é usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível. Existe uma história não comprovada que relata que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhara por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem seus sapatos, saíram em busca dos mesmos e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se tais botas foram achadas. Acredita-se que foi assim que surgiu tal expressão.
- Pensando na Morte da Bezerra
A história mais aceitável para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, nas quais os bezerros eram sacrificados para Deus como forma de redenção de pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim, após o animal morrer, ficou se lamentando e pensando na morte do mesmo. Após alguns meses o garoto morreu. Foi desta forma que surgiu tal expressão.

- Para inglês ver
A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, as mesmas teriam sido criadas apenas “para inglês ver”. Foi assim que surgiu a expressão.
- Rasgar Seda
Tal expressão, utilizada quando alguém elogia exaustivamente outra pessoa, surgiu através da peça de teatro do teatrólogo Luís Carlos Martins Pena. Na mesma, um vendedor de tecidos usa o pretexto de sua profissão para cortejar uma moça e começa a elogiar exageradamente sua beleza, até que a mulher percebe a intenção do rapaz e diz: “Não rasgue a seda, que se esfiapa.” Foi assim que surgiu a expressão.
- Tirar o cavalo da chuva
No século XIX, quando uma visita iria ser breve, deixavam o cavalo ao relento, em frente à casa do anfitrião. Caso a visita fosse demorar, colocavam o animal nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol.Contudo, o convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.


DROGARIA VITÓRIA

DROGARIA VITÓRIA
DROGARIA VITÓRIA - SAÚDE FEITA PARA VOCÊ EM NOVA RUSSAS E LAGOA DE Sto. ANTÔNIO - ARARENDÁ

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS

JD MOTOS EM NOVA RUSSAS
SOLUÇÃO EM MOTO PEÇAS, PREÇO JUSTO DE VERDADE! EM FRENTE A VILA DR. ALÍPIO - PRÓXIMO A PONTE DA RUA DO FÓRUM

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS

CURIOSA MODA ÍNTIMA & ACESSÓRIOS
CENTRO DE NOVA RUSSAS

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL

O MELHOR PROFISSIONAL EM SEGURANÇA ELETRÔNICA DO BRASIL
ATENDENDO EM NOVA RUSSAS E REGIÃO

PUBLICIDADE

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

PESQUISE MATÉRIAS DE SEU INTERESSE NESTE BLOG

Postagens populares

TRADUTOR

RADIALISTA DENES LIMA. Tecnologia do Blogger.